A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou no final da tarde desta segunda-feira (18) o resultado do Vestibular 2013. O estudantes podem conferir a lista dos aprovados no site da instituição ou através do link http://www.resultadovestibular.uneb.br/resultado2013/resultado_vest_2013.pdf. A matrícula dos aprovados em primeira chamada acontece entre os dias 25 e 27, no departamento/campus do curso escolhido, das 8h30 às 12h ou das 13h30 às 19h.
A ausência do candidato ao local da matrícula na data e horário estabelecidos, assim como a não apresentação da documentação exigida pela instituição, implicará na perda do direito à vaga.
A Uneb ofereceu 4.084 vagas, distribuídas em 126 opções de cursos presenciais de graduação, ofertados nos 24 campi da universidade na capital e no interior. Neste ano, as provas do processo seletivo tiveram mais de 41 mil candidatos inscritos e foram realizadas nos dias 13 e 14. A abstenção nos dois dias de prova foi de 17,1% (7.054 ausentes). Esse índice é menor do que o registrado no concurso do ano passado (18,4%).Sisu.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou também nesta segunda a relação dos aprovados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estes estudantes serão convocados a partir de hoje para as vagas correspondentes à primeira opção de curso.O resultado do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800-616161.
O Sisu ofereceu 129,3 mil vagas em 3,7 mil cursos na primeira edição deste ano, 18% a mais em comparação com o mesmo período de 2012. Ao todo, 101 instituições públicas aderiram ao sistema para a seleção de estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram 1.949.958 inscritos.
Edital de convocação dos aprovados na 1ª chamada da lista de espera do processo seletivo SiSU 2013 – 1º semestre – cursos de graduação presencial
Bolsa
Em janeiro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o pagamento de bolsa assistência estudantil, no valor de R$ 400, para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais.O benefício será concedido aos estudantes de cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no Sisu por meio das cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio deste ano.