Firmar um compromisso com a diversidade e incentivar lideranças femininas são alguns dos objetivos do Women’s Innovation Network (WIN), uma iniciativa global da Dow, que estimula a criação de recursos e políticas favoráveis à inserção de mulheres no ambiente corporativo.
Em 2013, o programa retoma as atividades no Complexo Industrial de Aratu, em Candeias (BA), com a realização de reuniões trimestrais e eventos planejados de acordo com as necessidades das funcionárias.
Coordenado pela engenheira química e gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Dow Brasil, Sandra Martins, em parceria com a área de Recursos Humanos, o grupo é formado por voluntários de ambos os sexos, que buscam criar oportunidades para que as mulheres compartilhem experiências, encontrem aconselhamento profissional e tenham mais chances de crescimento em suas carreiras.
De acordo com Sandra Martins, participam do networking pessoas de áreas diferentes e com níveis de experiências distintos. São profissionais de recursos humanos, engenheiras, técnicas de laboratório, profissionais da controladoria, entre outras. “Há uma troca de conhecimento e conscientização sobre os dilemas e barreiras inconscientes com as quais as mulheres ainda se deparam no mundo corporativo”, diz.
Há 15 anos trabalhando em uma área formada, em sua maioria, por homens, Sandra nunca se deixou intimidar pelas estatísticas. Engenheira, mãe de duas crianças, um menino de seis anos e uma menina de onze meses, ela divide sua rotina entre a família em Salvador e o trabalho em Candeias.
“Embora a participação da mulher no mercado de trabalho seja cada vez maior, ainda persistem desafios em nosso país, como a existência de diferenças salariais médias entre homens e mulheres, segundo dados do Ministério do Trabalho”, afirma a gerente da Dow Brasil.
Ela ressalta que a participação das mulheres em cargos de liderança ainda é pequena, lembrando que diversos estudos apontam a existência de viés inconsciente na avaliação das mulheres em cargos de liderança. “Nosso trabalho é no sentido de assegurar condições equânimes de ascensão”, pontua.
TB