Mais oito Companhias e um Batalhão deram início, na terça-feira (11), à utilização das Câmeras Corporais Operacionais (CCO), conforme informado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). As equipes das 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Pernambués, 10ª CIPM de Candeias, 15ª CIPM de Itapuã, 39ª CIPM da Boca do Rio, 49ª CIPM de São Cristóvão e 52ª CIPM de Lauro de Freitas, juntamente com a 1ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária (BPRv) e o 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Centro Histórico estão utilizando as CCOs.
Nas unidades da Polícia Militar, foram utilizados 602 equipamentos de proteção individual. Em maio deste ano, a PM iniciou a utilização das CCOs nas CIPMs de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade, com a distribuição de 448 câmeras nessas unidades operacionais.
Conforme informações fornecidas pela Secretaria de Segurança Pública, as câmeras corporais proporcionam um registro transparente e inviolável da atuação das Forças de Segurança. Os equipamentos gravam de forma contínua, após serem retirados da base de carregamento e colocados na farda.
Leia Também
As CCOs são designadas para uso exclusivo no serviço operacional por profissionais devidamente capacitados, sendo proibida a utilização para captura de imagens e áudios que não sejam de interesse da Segurança Pública.
As câmeras também agregam mais transparência, qualidade e segurança ao trabalho dos agentes, fortalecendo o lastro probatório e o aprimoramento contínuo dos profissionais das Forças de Segurança.