A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal prenderam, em flagrante, o responsável pela importação ilegal de um fuzil antidrones. A prisão aconteceu no momento em que o suspeito estava retirando o objeto em uma unidade dos Correios em Vila de Cava, bairro do município de Nova Iguaçu (RJ).
A ação teve início depois que a Receita Federal repassou às autoridades informações indicando que uma remessa internacional vinda da Ásia continha um fuzil antidrones, um produto controlado cuja comercialização, posse e uso são condicionados à anuência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os fuzis antidrones estão sendo utilizados pelo crime organizado para monitorar o espaço aéreo das comunidades em que atuam, com o objetivo de impedir o uso de drones pelas forças policiais ou por facções rivais na guerra do tráfico.
A prisão foi resultado de uma investigação conjunta entre a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (Delepat), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e a Receita Federal.