Na manhã desta terça-feira (6), oito mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos por policiais federais, civis e militares contra um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em residências e empresas localizadas em Sergipe. De acordo com as investigações, também existem ramificações em cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.
A operação envolveu cerca de 80 agentes e abrangeu as seguintes cidades: Aracaju, São Cristóvão (SE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Umbaúba (SE), Tobias Barreto (SE), São Paulo (SP), Mundo Novo (MS), Grajaú (MA), Feira de Santana (BA) e Ilhéus (BA).
Os mandados foram emitidos pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju, que também determinou o bloqueio de R$ 4,5 milhões em contas bancárias e em bens móveis e imóveis dos investigados. Atualmente, duas pessoas estão foragidas.
O crime
As investigações revelaram que os envolvidos no tráfico de drogas na região metropolitana de Aracaju enviavam grandes quantias de dinheiro para terceiros, os quais transferiam esses valores para pessoas físicas e jurídicas em outros estados, em um esquema de lavagem de dinheiro que utilizava empresas fantasmas na movimentação de milhões de reais provenientes dos crimes.
Os crimes investigados incluem tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas que podem alcançar até 35 anos de reclusão.
A operação, denominada Perséfone, foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (Ficco/SE), composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Políticas Penais, com o objetivo de integrar as forças de segurança em ações de combate ao crime organizado.