Dados levantados pelo Instituto Fogo Cruzado apontam que, de 1º de janeiro a 19 de agosto deste ano, 22 agentes de segurança foram baleados em Salvador e Região Metropolitana. Desse total, oito morreram e 14 ficaram feridos.
O caso mais recente entre os sobreviventes é de um investigador da Polícia Civil, que foi atingido durante operação policial no bairro de Tancredo Neves, na madrugada desta segunda-feira (19). A ação terminou com a morte do líder do tráfico na região.
Outra ocorrência registrada no mês de agosto envolveu um policial militar, que foi baleado durante sua folga em uma tentativa de assalto na noite do dia 18 de agosto, na Ponta de Humaitá. Uma ação policial foi iniciada e terminou com o suspeito morto.
No ano de 2023, nove policiais foram vítimas de crimes violentos letais intencionais, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano. No total, seis deles eram policiais militares e foram mortos em confronto, sendo que quatro deles atuavam em Salvador.