Na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) condecorou 210 policiais em uma cerimônia realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, em reconhecimento ao trabalho dos profissionais de segurança pública. O evento, que antecede as comemorações do Dia do Soldado em 25 de agosto, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
Durante o discurso, o chefe do executivo baiano destacou a importância das homenagens, ressaltando que estas servem para reconhecer e estimular outros policiais a assumirem e honrarem sempre a Polícia Militar do Estado da Bahia.
Na cerimônia, a PMBA concedeu o Prêmio de Policial Militar Padrão a duas profissionais: a Tenente Cledinei de Araújo e a Sargento Deise Alves. Essa honraria é destinada a reconhecer aqueles que se destacaram ao longo do exercício de 2023. Cledinei afirmou que receber essa honraria é uma confirmação de que fez a escolha certa ao servir à sociedade, e que saber que o trabalho é reconhecido e valorizado dá a certeza de estar fazendo a diferença.
Além disso, oito policiais foram condecorados com a Medalha Cruz de Bravura, honraria concedida por atos excepcionais de coragem no cumprimento do dever, incluindo um postumamente. Em setembro de 2012, esses policiais participaram de uma operação para impedir um assalto a banco em Itanhém, resultando na fatalidade do soldado Cléber. Apesar da perda, os policiais neutralizaram os criminosos e apreenderam armas, rádios, munições e mais de R$ 500 mil.
O Comandante Geral da PM, Coronel Paulo Coutinho, destacou a importância de valorizar os profissionais da corporação, afirmando que as premiações fortalecem as tradições e servem como estímulo para oferecer o melhor serviço à comunidade. Valorizar os profissionais é essencial para manter o espírito de coragem e comprometimento que define a corporação.
Outros 200 policiais receberam a Medalha Valor de Tropa, uma homenagem pelos bons serviços prestados à sociedade, exclusiva das comemorações do Dia do Soldado.
Além das condecorações, 215 novos subtenentes participaram da cerimônia de aposição das luvas, simbolizando a ascensão funcional dentro da corporação. Esses subtenentes fazem parte de um total de 457 promovidos em toda a Bahia, sendo 227 oficiais promovidos por antiguidade e 230 por merecimento.
O governador pontuou que cada homenagem feita e cada patente elevada são um prêmio, criando respeito e reconhecimento dentro da Polícia Militar e da segurança pública. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou a relevância dessas promoções para o fortalecimento da PMBA, destacando que esses profissionais supervisionarão o trabalho operacional da Polícia Militar, beneficiando a corporação, o governo e a população, por meio da formação, qualificação e valorização dos agentes de segurança pública.