Em meio à onda de violência que assola a Bahia, uma reunião foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues com os chefes das forças de segurança do estado. Durante o pronunciamento, Jerônimo enfatizou que o trabalho do Governo do Estado no combate à violência está em andamento, destacando o compromisso e a dedicação das polícias.
“Estou mais uma vez reunido com o comando central da segurança pública do estado da Bahia, para garantir que as nossas polícias continuarão trabalhando incansavelmente no combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e a qualquer forma de violência que represente uma ameaça à segurança da nossa sociedade”, afirmou Jerônimo.
O governador ressaltou que “a luta será mantida com a mão firme do nosso Governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a nossa responsabilidade. Fui eleito para isso” e destacou que essa não é uma preocupação exclusiva da Bahia. “Estive em reunião com o presidente Lula e o ministro Lewandowski, que estão convocando todos os governadores para intensificar as ações de integração na segurança pública nacional”.
Leia Também
Jerônimo Rodrigues enfatizou que os investimentos em inteligência, tecnologia, recursos humanos, equipamentos e integração continuam sendo ampliados no estado. “Os investimentos serão priorizados, assim como fazemos na educação, na saúde, na cultura e na área social. Minha determinação é garantir a atuação firme da polícia, tanto na capital quanto no interior, com a força necessária, dentro da lei, para assegurar a paz e a segurança do povo baiano”, completou.
Durante o pronunciamento, o governador criticou políticos de oposição que se manifestaram sobre o tema. “Infelizmente, políticos oportunistas querem utilizar esse assunto sério como um trampolim eleitoral. Utilizam suas mídias para disseminar terror com informações falsas, calúnias e difamações contra nossa polícia. Aproveitam a dor das famílias enlutadas e tentam desacreditar o trabalho sério realizado pelos nossos profissionais de segurança pública”.
Estiveram presentes na reunião o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner; o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho; a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito; a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesini.
No fim de semana, houve mais episódios de violência em várias partes do estado. Na sexta-feira, a tragédia na escola estadual Heliópolis chocou os baianos. Um aluno armado invadiu a instituição e atirou contra colegas e funcionários. Três estudantes perderam a vida e o atirador cometeu suicídio. Na noite de sábado, uma chacina resultou em cinco mortes no bairro de Sete de Abril.