A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu um marco histórico neste domingo (15), ao ultrapassar a marca de 1.000 prisões realizadas com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial em 2024. Entre os últimos flagrantes estão a captura de um homicida e de um traficante foragidos, localizados respectivamente em Salvador e Itaparica.
As prisões foram realizadas após alertas gerados pelo sistema e repassados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP às guarnições do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Vera Cruz e do Batalhão Gêmeos. Após a identificação e consulta de documentos, as guarnições conduziram os suspeitos para unidades da Polícia Civil.
Na Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e na 19ª Delegacia Territorial de Itaparica, os mandados de prisão foram cumpridos. As ordens judiciais haviam sido expedidas pelas Varas Criminal, Júri e Execuções Penais de Valença e Salvador.
O desempenho do sistema em 2024 estabelece um novo recorde para as Forças Estaduais da Bahia. Desde sua implantação, o Reconhecimento Facial tem registrado um crescimento expressivo no número de capturas: 680 prisões em 2023, 348 em 2022, 90 em 2020, 110 em 2019 e apenas 26 em 2021, período inicial do projeto.
O sistema utiliza câmeras em pontos estratégicos, integradas a uma base de dados com informações sobre indivíduos com mandados de prisão em aberto. Com a ampliação do uso da tecnologia, a SSP-BA reforça o compromisso com a segurança pública e a eficácia no cumprimento de ordens judiciais.