Jerônimo Rodrigues participa da Procissão do Fogaréu em Serrinha

2 Min

Procissão do Fogaréu movimenta Serrinha durante a Semana Santa

A Procissão do Fogaréu atraiu a comunidade católica de Serrinha, na Bahia, nesta quinta-feira (17). A celebração mantém viva uma tradição com 95 anos de história, que será comemorada em 2025. O governador Jerônimo Rodrigues participou da Missa da Ceia do Senhor, realizada na Catedral Senhora Sant’Ana, e acompanhou a procissão, marcando o início das celebrações da Semana Santa no estado.

A missa relembra a última ceia de Jesus com seus discípulos, durante a qual o padre lava os pés de doze fiéis, em homenagem ao ato de humildade de Cristo. A procissão, liderada pelo bispo Dom Hélio Pereira, simboliza a busca e a prisão de Jesus pelos guardas romanos, tendo sua saída da Catedral Senhora Sant´Ana em direção à Colina Santa.

“É um longo percurso, e vai uma multidão, levando velas e tochas. É um sinal de que o povo caminha tendo à frente uma luz, que representa Cristo, a luz que não se apaga, a luz que é para sempre”, afirmou o bispo diocesano Dom Hélio Pereira.

Durante a procissão, a Companhia de Teatro da Catedral encena dois atos da Paixão de Cristo, um ritual que ocorre no início e no final do evento. A caminhada abrange um percurso de cerca de 5 km, onde devotos, autoridades e fiéis carregam pequenas tochas, criando um efeito visual significativo.

Patrimônio cultural

A Procissão do Fogaréu foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac) em 31 de agosto de 2019. Este reconhecimento visa garantir a continuidade do evento, que se destaca como um dos principais atrativos do turismo religioso na Bahia.

Compartilhe Isso