Uma audiência pública, realizada na manhã desta terça-feira (29), na Câmara de Vereadores do município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, discutiu o índice de criminalidade do município. Segundo o levantamento da 20ª Delegacia Territorial de Candeias, de janeiro até julho deste ano, houve uma redução de 21,5% nos índices de criminalidade no município em comparação com o mesmo período do ano passado.
O delegado titular da 20ª Delegacia Territorial de Candeias Marcos Laranjeiras, afirmou em entrevista ao programa Baiana Livre que a redução da taxa de homicídios é fruto da rapidez na elucidação de crimes.
Leia Também
“Esse ano de 2017 foi muito positivo em relação ao ano de 2016. Nós tivemos uma redução de homicídios significativas, muitas quadrilhas de roubo de veículos, muitos traficantes e também alguns estupradores foram presos e atuados em fragrante, outros que se encontram foragidos estão com mandados de prisão e judiciais decretados pela Comarca de Candeias”, destacou.
De acordo com Laranjeiras, 90% dos casos de homicídios no município estão relacionados ao tráfico de entorpecentes. “O tráfico de drogas é o tipo de crime que fomenta esses homicídios. As estatísticas das mortes relacionadas aqui no município dão conta que 90% estão diretamente ligadas ao tráfico ilícito de entorpecentes. Por essa razão, a Polícia Civil está focando muito o combate ao tráfico ilícito de drogas, no sentido de segregar a liberdade dessas quadrilhas que está aumentando os índices de homicídios aqui no município”, pontuou.
Para o coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Omar Leal, os trabalhos ostensivos da Polícia Civil e Militar foram fundamentais na diminuição da taxa de homicídios na cidade. “Em relação a 2016 estávamos com 45. Estamos esse ano com a redução em números absolutos de 12 vidas preservadas, implicando uma redução de 30%. É uma das nossas áreas que temos na região metropolitana em que nos estamos logrando mais exito em reduzir esses números. Existe uma taxa estabelecida de homicídios a cada 100 mil habitantes e colaborando com isso, a subárea de Candeias tem essa taxa reduzida. É um número um pouco maior que a média nacional, porque isso ocorre a nível de estado, como também ocorre em outros estados da federação, mas em relação à subárea de Candeias, o trabalho realizado pela Polícia Militar e Civil tem impactado bastante nesses números”, disse.