O prefeito ACM Neto (Democratas) fez uma transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira (7/12) para divulgar novas medidas que têm o objetivo de conter o aumento do número de casos pelo novo coronavírus na capital. Segundo ele, a taxa de ocupação de UTIs em Salvador já está na casa de 77%. A “live da Virada”, planejada para ocorrer no último dia do ano, foi cancelada. O calçadão do Farol da Barra, onde baianos e turistas costumam passar o Réveillon, será interditado no dia 31 de dezembro. Outros bairros também terão novas medidas.
“A decisão de cancelar (a Live da Virada) não tem a ver com a transmissão do coronavírus. É uma mensagem que queremos passar para o cidadão”, explicou o prefeito. “No momento em que eu lancei a Virada pra cá, as coisas pioraram muito. Dado esse aumento tão expressivo, o momento da entrada de 2021 não será para celebração, ao contrário, vivemos um momento de preocupação. Para mostrar que a cidade está encarando com seriedade e se preparando para uma situação ainda mais grave […] vamos suspender a Live da Virada e interditar a orla do Farol da Barra”, decretou.
Leia Também
Além disso, os bares e restaurantes dos bairros de Itapuã e Rio Vermelho, famosos pela vida noturna, deverão fechar às 17h durante os finais de semana. Cinemas, teatros, casa de shows e clubes sociais de toda a cidade terão as atividades interrompidas pelo prazo inicial de 15 dias. A decisão passa a valer já na próxima quarta-feira (9/12). “São medidas simbólicas, pra mostrar a população que o bicho tá começando a pegar de novo, que a coisa tá ficando feia, e a população precisa fazer sua parte”, explicou.
Apesar do cancelamento do Festival da Virada, o prefeito garantiu que as queimas de fogos irão ocorrer em diversos pontos de Salvador. Os locais, entretanto, não foram divulgados, com o intuito de evitar aglomerações.