A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (18/2) uma megaoperação contra fraudes no Auxílio Emergencial do governo federal. A Operação Terceira Parcela tem como objetivo desestruturar ações que causam prejuízo ao programa assistencial e atingem a parcela da população que realmente necessita da ajuda.
As investigações apontam que os criminosos usavam recursos do auxílio emergencial, de pessoas que não tinham solicitado a ajuda, e usavam os valores para o pagamento de boletos. Nesta primeira etapa da investigação, são alvos os beneficiários de pagamento de contas com valores obtidos com o desvio de auxílios emergenciais. Ao todo 73 mandados estão sendo cumpridos simultaneamente.
São sete mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Tocantins e Paraíba, e outros 66 mandados em Belo Horizonte, capital mineira, e outros 38 municípios do Estado. As ações contam com o trabalho conjunto da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).