A Polícia Federal cumpre mandados 29 mandados de busca e apreensão, além de outros quatro mandados de sequestro de bens em seis estados, incluindo a Bahia, nesta quinta-feira (22/7). As ações fazem parte da Operação Animus Fraudandi, de combate a fraudes ao Auxílio Emergencial.
Os valores, que deveriam ter sido destinados aos que enfrentaram maiores dificuldades durante a pandemia, também acabaram nas mãos de organizações criminosas. De acordo com informações da PF, os objetivos são identificar fraudes massivas, desarticular grupos e responsabilizar seus integrantes, recuperando os valores obtidos de maneira irregular.
Aproximadamente R$ 60 mil são bloqueados por determinação judicial na ação de hoje. A polícia atua nas cidades baianas de Vitória da Conquista, Guanambi, Canavieiras, Santa Luzia e Porto Seguro. Os demais estados são Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina, com a participação de aproximadamente 120 agentes federais.
114 operações policiais já tinham sido deflagradas anteriormente, visando combater fraudes aos benefícios emergenciais, com a expedição de mais de 443 mandados de busca e de 50 mandados de prisão.
As autoridades explicam que operação colocada em prática hoje foi batizada como Animus Fraudandi devido à expressão latina que significa “intenção de fraudar”, remetendo assim ao caráter fraudulento e intencional dos desvios de valores identificados no curso das investigações.