Uma operação de combate a fraudes no Auxílio Emergencial foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, 25, em Salvador e Coração de Maria, no sertão baiano. Ao todo, são cumpridos três mandados de busca, quatro de afastamento de sigilo bancário e quatro mandados de sequestros de bens, em um total de R$ 200 mil bloqueados por determinação judicial.
A operação cumpre mandados em três inquéritos policiais diferentes, instaurados com base em trabalhos de análise e inteligência realizados por equipe especializada da Polícia Federal, a partir de processos de contestação da Caixa Econômica Federal.
A investigação apontou que os criminosos fraudaram quase 90 contas no aplicativo “Caixa Tem” da Caixa Econômica Federal e transferiram imediatamente os valores depositados para contas vinculadas aos fraudadores e também para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos próprios suspeitos, resultando num prejuízo superior a R$ 90 mil. O aplicativo foi usado pagamento do Auxílio Emergencial.
Além da PF, atuam na operação o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. Essas instituições participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).