Inteligência Artificial na Segurança Pública: Novas soluções são apresentadas à SSP

Por Redação
2 Min
Fotos: Divulgação SSP

Durante dois dias de workshop, servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP) tiveram a oportunidade de conhecer as mais recentes tecnologias e soluções de inteligência artificial (IA) aplicadas à área de segurança pública. O evento, realizado em parceria com a empresa de software de IA H2O.ai, teve como principal objetivo apresentar novas ferramentas que podem auxiliar nas atividades policiais.

Os encontros ocorreram na terça-feira (25) e ao longo desta quarta-feira (26), no Centro de Operações e Inteligência (COI), situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Durante as sessões, foram repassados os conceitos fundamentais da ciência de dados aplicados em casos reais e a atuação da plataforma ‘H2O’, especializada em IA.

De acordo com o diretor de sistemas e infraestrutura da Superintendência de Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO), tenente-coronel Luide Louzado Duplat, a introdução da Inteligência Artificial na segurança pública representa um avanço significativo para o setor. A tecnologia permitirá a identificação de padrões de ocorrências, fornecendo suporte adicional e resolvendo desafios reais enfrentados pelas forças de segurança.

Além disso, o oficial ressaltou que a SSP tem buscado parcerias com empresas especializadas em soluções de IA no mercado. Um dos focos de estudo é a integração da tecnologia com os Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, o que possibilitaria, por exemplo, a identificação mais eficiente de objetos, como armas de fogo.

“Ao utilizar a Inteligência Artificial, a tecnologia poderia aprender a identificar movimentos e objetos específicos, tornando a identificação de uma arma de fogo ainda mais precisa e ágil”, concluiu Duplat.

Com a adoção de novas soluções de IA, a Secretaria da Segurança Pública busca aprimorar suas operações, tornando-as mais eficientes e eficazes no combate à criminalidade e na proteção da população.

Compartilhe Isso