A Polícia Federal desencadeou a Operação Road nesta quarta-feira (13) para apurar um possível esquema de corrupção envolvendo uma empresa que presta serviços de guincho e guarda de veículos apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), inicialmente em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
As investigações buscam esclarecer suspeitas de irregularidades no processo licitatório que teriam beneficiado a empresa e a atuação de servidores públicos na promoção de retenções excessivas, com o propósito de gerar maior receita para a empresa, sustentando o esquema de corrupção em investigação.
Quatro mandados de busca e apreensão estão sendo executados nas cidades de Candeias e Lauro de Freitas, na Bahia, por ordem da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia.
As investigações tiveram início em julho de 2020 e indicam que a empresa contratada operou um sistema de contabilidade paralela, empregando movimentações em espécie para ocultar e pulverizar valores.
Conforme apurado, a empresa e seus sócios realizaram movimentações suspeitas que superaram os R$ 5 milhões durante a execução do contrato sob investigação.
As investigações prosseguem, visando aprofundar a compreensão da dinâmica do suposto esquema criminoso, individualizar as condutas dos envolvidos, rastrear valores ocultos e pulverizados, e identificar possíveis outros participantes. Os investigados poderão responder por crimes de corrupção passiva e ativa.