Nesta quarta-feira (20/3), o governo da Bahia assinou um contrato com a plataforma de transporte particular Uber com o intuito de oferecer segurança a quem trabalha ou utiliza os transportes por aplicativo. O objetivo é utilizar um software de emergência conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
O Rapid SOS, convênio de cooperação técnica entre a SSP e a Uber, permitirá que motoristas e passageiros do carro por aplicativo liguem diretamente para a central 190 em situações de emergência, seja por algum tipo de delito ou acidente.
O evento foi parte das ações do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Polícia Civil da Bahia (PCBA) na área de segurança pública. As ações ocorreram no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e contaram com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
No evento, foram entregues 36 equipamentos Cellebrite para auxiliar na investigação de crimes e fortalecer as ações de combate às organizações. A inovação israelense, que teve um custo de quase R$ 11,8 milhões, atenderá oito macrorregionais do DPT, sediadas em Feira de Santana, Irecê, Barreiras, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.