Estar mais perto do cidadão. Ouvir a voz das ruas. Essas são duas expressões que se perderam nos clichês do vocabulário político nacional deixaram, em Salvador, o campo do discurso vazio para se transformar em ações concretas e reais, que começam a mudar a vida das pessoas. O programa Ouvindo Nosso Bairro, que coletou e catalogou as reivindicações de toda a população da cidade em mais de 160 reuniões democráticas, se tornou um case de sucesso em todo o país. A partir dele, a Prefeitura lançou outro programa, o Salvador Bairro a Bairro, que tenho orgulho de coordenar e que vai se transformar no maior conjunto de intervenções que a cidade já recebeu, com mais de mil ações na área de infraestrutura urbana em todo canto da capital baiana.
Tudo a partir da consulta popular, de forma inovadora do ponto de vista da gestão. Um passo à frente de outras iniciativas já conhecidas, como o orçamento participativo. Aliás, desde o início da administração do prefeito ACM Neto, a cidade tem vivenciado uma experiência nova de relacionamento com o poder público municipal. Governar uma metrópole com 163 bairros, ilhas e quase três milhões de habitantes não é tarefa fácil. Por isso, de forma inteligente e corajosa, o prefeito optou por uma gestão mais próxima dos bairros, das demandas e dos problemas, visando agilizar soluções e intervenções.
Como isso foi feito? Essa nova forma de gestão passa pela presença do próprio prefeito pelo menos duas vezes nos bairros. Isso desde o primeiro mês de 2013. Já se tornou comum para a população ver seu prefeito nas ruas, conversando abertamente com o povo. Desde o momento em que fui convidado para assumir a função de assessor especial da atual administração de Salvador, no final de 2014, tenho tido o prazer de acompanhar de perto essas visitas de trabalho ao lado de toda a equipe, naquilo que passamos a chamar de Gabinete da Prefeitura em Ação.
O programa ampliou as visitas de trabalho e, com ele, a cada mês ACM Neto despacha com toda sua equipe em uma das Prefeituras-Bairro instaladas na cidade. Essa é uma ação que faz parte do Planejamento Estratégico da atual gestão, assim como a criação das Prefeituras-Bairro, outro marco quando o assunto é aproximar o poder público municipal daqueles que mais precisam. As sete unidades em funcionamento já promoveram mais de 300 mil atendimentos, com um poder de resolutividade que ultrapassa a casa dos 85%. Outro avanço importante nessa interlocução entre o Executivo municipal e população foi o fortalecimento do Fala Salvador, através do telefone 156.
Agora, com o Salvador Bairro a Bairro, a Prefeitura vai mais além. Muitas obras já estão acontecendo nos bairros fruto da presença do prefeito e de sua equipe nas ruas e, principalmente, das demandas solicitadas pelos próprios moradores. Demandas que foram coletadas após intensas discussões e reuniões semanais dentro do programa Ouvindo Nosso Bairro, maior consulta popular que a cidade já viu e que aconteceu em janeiro passado.
Todos os bairros e ilhas foram palco de reuniões em janeiro, num programa que contou com o apoio de 500 servidores, e durante seis meses os dados colhidos foram catalogados e analisados. Agora, eles começam a se transformar em obras e intervenções dentro do Salvador Bairro a Bairro. Essas intervenções vão se somar às grandes obras em andamento na cidade, a exemplo da requalificação da orla, das novos corredores de tráfego e, em breve, da implantação do BRT que vai ligar a Estação da Lapa à região do Shopping da Bahia. Isso sem falar nos projetos sociais, como o Morar Melhor, o Casa Legal e o Salvador Primeiro Passo.
Esse modelo de gestão descentralizada deve servir de exemplo para os demais municípios da Bahia. Quem mais sabe das necessidades dos bairros são seus moradores. Os gestores públicos precisam ter, além de sensibilidade para ouvir os problemas, poder de ação para adotar soluções em curto espaço de tempo e de forma a atender aos anseios das comunidades. É assim que Salvador vai resgatando sua autoestima e o orgulho de seu povo
Por Junior Magalhães