Secretária Roberta Santana inspeciona unidades de saúde em Salvador e Lauro de Freitas

Por Redação
3 Min

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, realizou uma vistoria nesta quarta-feira (1) nos hospitais 2 de Julho, em Salvador, e Metropolitano, em Lauro de Freitas. As unidades da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) têm enfrentado um aumento no número de internações devido ao crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e dengue.

Segundo Roberta Santana, o Governo da Bahia está acompanhando de perto os números e elaborando ações para fortalecer a assistência nos 417 municípios baianos. Ela destacou a sobrecarga na rede hospitalar, especialmente na pediatria, devido à sazonalidade da SRAG e ao aumento nos casos de dengue. A secretária ressaltou o compromisso em reforçar e ampliar o atendimento para esses agravos, buscando sempre melhorar o cuidado com a população.

A diretora do Hospital 2 de Julho, Zorilmar Santana, enfatizou a importância da visita da secretária Roberta Santana para avaliar de perto os esforços e resultados alcançados pela gestão da unidade. Ela ressaltou a parceria entre a Fabamed e a Secretaria de Saúde do Estado, destacando a necessidade de novos planejamentos para atender cada vez melhor a população.

Dados da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia apontam que, somente em 2024, foram notificados 3.259 casos de SRAG hospitalizados, um aumento de mais de 11,5% em relação ao ano anterior. Os números de dengue também chamam a atenção, com 169.758 casos registrados este ano, um aumento de 736,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Bahia possui uma taxa de letalidade da dengue de 2,9%, com 56 óbitos confirmados em diversos municípios.

Em relação à vacinação, os baixos índices de cobertura contra a influenza na Bahia têm sido motivo de preocupação. A cobertura vacinal para a influenza no Estado está em torno de 18,49%, com 886.592 doses aplicadas. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a influenza, recomendando a imunização para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

Quanto à vacina contra a dengue, um levantamento da Sesab mostrou que todas as 120.022 doses com prazo de validade até 30 de abril foram aplicadas antes do vencimento. O estoque foi zerado e o estado recebeu mais 67.087 doses para distribuição. Com um total de 237.556 doses recebidas, a vacinação contra a dengue tem como público-alvo a faixa etária de 10 a 14 anos.

Em meio a esse cenário desafiador na saúde, a atuação da Secretaria da Saúde da Bahia tem sido fundamental para enfrentar os desafios e garantir o atendimento adequado à população. A visita da secretária Roberta Santana aos hospitais 2 de Julho e Metropolitano reforça o compromisso do governo em melhorar a assistência e cuidar da saúde dos baianos.

Compartilhe Isso