Vereador que insultou primeira-dama de Itabuna pagará indenização

Por Redação
2 Min

O vereador Danilo Freitas Santos (União Brasil) foi condenado a pagar uma indenização de R$ 10 mil por danos morais à primeira-dama de Itabuna, cidade no Sul da Bahia, Andrea Castro. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (6), em virtude de ele ter chamado a mulher de “cadela” durante uma sessão da Câmara Municipal.

A ofensa ocorreu em 20 de junho de 2023, quase 11 meses atrás. Na ocasião, o político comparou não só Andrea, mas também o prefeito Augusto Castro a cachorros.

“Mário [um outro político] colocou sua esposa para ser candidata estadual e levou a candidatura até o final. O Pitbull enraivado, no meio do caminho pegou, a ‘Lassie’ dele e colocou dentro de casa”, afirmou Danilo Nova Itabuna, como o vereador é conhecido, durante a sessão.

Em entrevista à época, Andrea disse que ficou “perplexa” com a ofensa no atual “contexto de luta por direitos” das mulheres. Agora, ela afirma que teve um “reconhecimento da Justiça” com a decisão. “Nós não podemos aceitar, como mulher, sermos desrespeitadas, ofendidas e violentadas com atos de misoginia”.

A primeira-dama se comprometeu a doar o valor à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), entidade da qual é madrinha. O vereador tem 15 dias para efetuar o pagamento.

Antes disso, Danilo foi punido pelo Conselho de Ética da Câmara. Ele teve seu direito de fala suspenso por 90 dias, de 11 de setembro a 11 de dezembro de 2023.

Diante da repercussão do caso ainda em junho passado, o vereador pediu desculpas a Andrea e às demais mulheres que se ofenderam com a fala que definiu como “lamentável”.

Compartilhe Isso