A ação ‘Salvador Solidária’ será iniciada nesta quarta-feira (8) pela Prefeitura, com o objetivo de ajudar famílias que foram vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, resultando em mortes e deixando milhares de pessoas desabrigadas. A iniciativa busca arrecadar água e materiais de limpeza, tais como água sanitária, detergente e sabão.
Esses itens são os mais necessários no estado do Sul neste momento. Aqueles que desejam contribuir com a ação podem realizar as doações na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que funcionará como ponto de coleta até a próxima quarta-feira (15), sempre das 8h às 16h.
O prefeito Bruno Reis afirmou que Salvador já havia disponibilizado seu corpo técnico para auxiliar a Prefeitura de Porto Alegre nas ações e ressaltou a importância da solidariedade com o povo gaúcho. “Tenho mantido contato com o prefeito Sebastião Melo para prestar ajuda no que for possível, inclusive disponibilizando nosso corpo técnico da Defesa Civil, que é uma referência no país”, declarou.
Bruno Reis fez um apelo para que as pessoas realizem doações. “Iniciamos esta ação para arrecadar mantimentos, como água e materiais de limpeza, que são os mais necessários no momento. Faço um apelo para que todos que puderem contribuam. É hora de solidariedade, de todo o país se unir para ajudar as milhares de famílias que estão sofrendo com as consequências das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul”, acrescentou.
As doações serão recebidas pela Prefeitura de Porto Alegre e, juntamente com outras iniciativas de assistência em todo o país, serão compartilhadas com cidades vizinhas também afetadas pelas chuvas.
Com a ação, a capital baiana pretende somar esforços para auxiliar o estado do Sul, que está enfrentando sérios problemas. Somente em Porto Alegre, conforme a Defesa Civil local, 9,8 mil pessoas estão abrigadas em locais temporários após enfrentarem inundações.