Luciano Araujo questiona presidente da Via Bahia sobre acidentes nas BRs 116 e 324

Por Redação
3 Min

Durante a audiência pública “Concessão da BR-116 e da BR- 324, no Estado da Bahia”, realizada nesta terça-feira (7), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, o deputado estadual Luciano Araujo (Solidariedade) questionou o presidente da Via Bahia, José Bartolomeu, sobre como ele se sente ao tomar conhecimento das mortes e acidentes que ocorrem na BR-324.

“Eu gostaria de perguntar ao senhor José Bartolomeu, presidente da Via Bahia, como o senhor se sente ao acordar pela manhã, ligar a televisão e se deparar com uma manchete sobre ‘acidente grave na BR-324’ devido à falta de sinalização na Via Bahia”, questionou Luciano Araujo.

O parlamentar também sugeriu aos membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle que fossem até o Estado da Bahia para verem de perto as condições das BR-324 e BR-116.

“Vão até lá para ver de perto como esta empresa, chamada Via Bahia, trata os baianos e os brasileiros”, disse.

A presidência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle é ocupada pelo deputado Federal Jorge Solla (PT).

Em agosto do ano passado, o deputado Luciano Araujo ingressou com uma representação no Ministério Público Federal contra a Concessionária Via Bahia. Segundo o parlamentar, a empresa apresenta uma execução deficiente, permitindo que as estradas acumulem centenas de buracos, o que gera sérios riscos de acidentes.

Luciano Araujo solicitou ao Ministério Público que os usuários da BR-324 fossem isentos do pagamento da tarifa do pedágio até que todas as obras e serviços necessários para a segurança de todos fossem concluídos.

Além disso, Luciano Araujo fez parte da comitiva de deputados estaduais que apresentaram uma queixa-crime na Polícia Federal. Naquela ocasião, em agosto do ano passado, os parlamentares foram recebidos por Flávio Márcio Albergaria Silva, superintendente regional da Polícia Federal.

Segundo o deputado, de acordo com o contrato firmado entre a União e a Via Bahia, “é responsabilidade da empresa prestar serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação, implementação de melhorias e ampliação de capacidade do Sistema Rodoviário, pelo período de 25 anos”.

Também estiveram presentes na audiência pública na Câmara dos Deputados os deputados estaduais da Bahia Eduardo Salles (PP), Hassan (PP) e Tiago Correia (PSDB).

Compartilhe Isso