A terça-feira (15) foi marcada pelo encerramento dos trabalhos legislativos, com a realização da última reunião ordinária do ano para apreciação e votação de projetos. O recesso das sessões acontece de 15 de dezembro a 15 de fevereiro, mas sessões extraordinárias podem ser convocadas em qualquer período. Durante esse tempo a Câmara estará aberta ao público, prestando o serviço normal a população. A pauta contou com mais de 10 projetos de lei, resolução e moção para ser analisados pelos vereadores.
A última sessão do ano contou com a presença de todos os 17 vereadores, que apreciaram e votaram as pautas da sessão composta por 11 itens, dois deles encaminhados pelo prefeito municipal. Um dos destaques é o projeto de lei nº 021/2015, que dispões sobre qualificação de entidades como organizações sociais no âmbito do município de candeias com intuito de disciplina o procedimento de seleção pública, para celebração de contrato de gestão. Uma espécie de cadastro de entidades sem fins lucrativos para possível gerenciamento terceirizado de órgão público.
Outra matéria assinada pelo prefeito foi o orçamento para 2016, que passou pelas comissões técnicas de justiça e redação final; finança, economia e orçamento da câmara municipal de candeias – foi o projeto de lei 018/2015 que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2016 e dá outras providências. A Câmara Municipal aprovou o orçamento de 2016, cumprindo o prazo legal, estabelecido no último dia de sessão ordinária, pela lei orgânica do município. O orçamento, no valor de 307 milhões, foi aprovado por 15 votos a favor e 2 votos contra, permitindo assim que o poder executivo planeje suas ações em tempo hábil.
Leia Também
Nesta última sessão Melo apresentou várias proposições para apreciação dos vereadores. Dentre eles a instalação em 2016 da sala de imprensa, solicitação da vereadora Lucimeire, que receberá o nome do saudoso jornalista Claudomiro Bispo; campanha de orientação e prevenção sobre microcefalia; Moção de pesar pelo falecimento da professora Maria Jose Pereira; Moção de aplauso a direção da Acombasa, por um ano de existência da rádio comunitária Candeias FM e criação de medalha de honra ao mérito para cidadãos candeienses que tenham prestado relevantes serviços no município, intitulada de Medalha Durval Sales e Obrigatoriedade de uma cadeira de rodas em cada agência bancária. O vereador também é autor do projeto de lei que dispões sobre a proibição do uso de celular, durante as aulas, nas escolas municipais.
Vereadora Rita Loira
Rita fez um projeto de resolução dando a Sr. Alzira Ferreira Souza, proprietária da sapataria Santana o título de cidadã candeiense. Honraria concedida a pessoas oriundas de outras cidades e/ou estado que tenha contribuído com o bem-estar do município. A vereadora também solicitou do executivo copias do Laudo da perícia técnica conclusivo sobre a não conclusão do viaduto que liga a rua desembargador Teixeira de Freitas a rua Carlos Palma (viaduto da Nova Brasília).
Vereadora Marivalda da Silva
A vereadora pediu duas moções de aplauso, uma para o Diretor Médico do Hospital de Médicina Humana, Dr. Alex Ferreira de Brito, pelos serviços prestados ao povo de candeias, Dr. Alex Brito está sempre à disposição para dar palestras que venham esclarecer a comunidade sobre os diversos temas que envolvem a saúde e outra para seu colega de bancada, o vereador Ivan do Prateado, pela passagem do seu aniversário no início deste mês.
Vereador Valdir Cruz
O projeto de resolução do edil foi uma moção de pesar pelo falecimento do Sr. Alvino Filho, filho de Rubem do Malembá.
.
Vereador João Cláudio
O edil requereu uma moção de aplauso para a jovem Rebeca Silva, que ganhou notoriedade nacional após ter feito um dueto na net com a cantora Jessie J. a jovem candeiense, de 19 anos, participou de programas de TV emocionando a todos os brasileiros com sua voz brilhante.
.
Vereador professor Val
O vereador solicitou o título de Cidadã Candeiense para a Secretária de Serviços Sociais e primeira dama do município, Rosineide Pereira, pelos relevantes serviços prestados no município.
.
Vereador Dr. Pitágoras
Projeto de resolução que concede título honorifico aos cidadãos, nascidos em Candeias, que tenham contribuído com o desenvolvimento do município.
.
Vereador Fernando Calmon
O vereador pediu título de cidadão candeiense ao Delegado Marcos de Castro Laranjeira, titular da 20ª Delegacia Territorial de Candeias (20ª DT/ Candeias), pelo empenho e bravura com que vem gerindo a instituição e pelo respeito com que trata a comunidade. O edil também solicitou título de cidadã candeiense para a empresária Maria Aurea da Silva, proprietária de livraria e loja de cosmético no município. Calmon recebeu, no plenário da Câmara Municipal, das mãos do responsável pelo jornal impresso e site Bahia Noticia, Junior Robocop, o prêmio Top 10, como um dos melhores vereadores do município.
Vereador Serrinha SS
Serrinha SS fez um projeto de lei pela obrigatoriedade de croqui (mapa) indicativo de rota de emergência nos estabelecimentos do município destinados a eventos. “Este elemento é de extrema importância, pois se houver uma emergência, como a que houve em uma boate em Santa Maria (RS) onde várias pessoas morreram asfixiada, as pessoas saberão para onde correr”, comentou SS.
Todos os projetos colocados em pauta foram aprovados pelos vereadores, finalizando com êxito as sessões ordinárias do ano de 2015. Ao fim da sessão os excelentíssimos vereadores deram depoimentos emocionantes referente a tudo que aconteceu nas sessões deste ano.