O governo, conforme previsto no Plano Plurianual 2024-2027, vai formar 300 mil profissionais da educação e 400 mil profissionais da saúde em educação midiática, afirmou nesta quinta-feira (23) Fábio Meirelles, diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência.
“Com as organizações parceiras, estamos disponibilizando cursos no ambiente virtual de aprendizagem do MEC [Ministério da Educação], no Ava MEC, o ambiente mais adequado para oferecer as informações aos professores da educação básica. Além disso, teremos cartilhas e guias. Os 400 mil profissionais de saúde também serão capacitados, pois é sabido a desinformação em torno do debate das vacinas. É essencial ter os agentes de saúde como parceiros no combate à desinformação. Essa estratégia será desenvolvida em conjunto com o Ministério da Saúde”, afirmou Meirelles.
As declarações foram feitas durante o Encontro Internacional de Educação Midiática, no Rio de Janeiro.
O diretor também anunciou a realização da Olimpíada Brasileira de Educação Midiática, em parceria com instituições de ensino superior e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de mobilizar 400 mil estudantes de todo o Brasil. Segundo ele, serão alunos de escolas públicas e privadas.
“A Olimpíada consiste em uma grande mobilização das escolas, dos estudantes, dos professores e do sistema de ensino para discutir o tema da educação midiática. É fundamental trabalhar a educação midiática para que os estudantes tenham consciência da construção dos algoritmos, das plataformas, saibam checar a informação, entender qual é a fonte, não cair em desinformação e não multiplicar essa desinformação. Deve-se promover todo esse letramento digital para a consciência crítica e cidadã dos estudantes”, disse Meirelles.