Prefeito exonera 27 vice-diretores de escola em um único dia

Por Redação
1 Min

O famoso “cargo de confiança”, em que o prefeito do município pode nomear e exonerar ao seu bel prazer qualquer funcionário público enquadrado nesse regime de trabalho faz com que essa relação seja um gigantesco espaço para a prática de curral eleitoral (inclusive determinando resultados de eleições).

sargento-francisco

No ultimo dia 6 de janeiro, o prefeito de Candeias Sargento Francisco exonerou, de um só vez  27 vice-diretores de escola da rede municipal de Candeias. Tal prática evidencia como as escolas (assim como outros órgãos públicos) tornam-se moeda de troca para os interesses eleitorais do alcaide, pois a nomeação para o cargo implica (em sua gigantesca maioria) em apoio político/eleitoral para quem indicou. Nada mais retrogrado e arcaico, do tempo da República Velha.

Outros 27 vice-diretores serão nomeados novamente, mas qual será o critério que o prefeito vai usar para nomeá-los?

As escolas devem ser espaços autônomos e democráticos, onde os diretores e vice-diretores sejam eleitos pela comunidade escolar, envolvendo alunos, pais, professores e funcionários, evitando ser moeda de troca de interesses políticos.

Compartilhe Isso