O deputado estadual Luciano Araujo (Solidariedade) articulou uma reunião que ocorreu, nesta terça-feira (28), com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA), Maurício Ferreira Brito, para discutir sobre a ameaça de parada de motores na Região Sisaleira.
Segundo o parlamentar, durante o encontro ficou decidido que será criado um grupo de trabalho com um membro da Comissão de Agricultura e Política Rural da Alba, um membro do MPT-BA, um representante dos trabalhadores e da indústria. “O objetivo é encontrarmos uma solução para a situação que os trabalhadores estão enfrentando na região sisaleira com a parada da produção de sisal, que interrompe a cadeia econômica do município. Esta reunião já foi um grande avanço para a resolução deste problema que vem gerando desemprego e o risco do fechamento das indústrias”, disse Luciano Araujo.
Além do deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, Manuel Rocha (UB), estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Osni Cardoso; a procuradora e vice-coordenadora do CONAETE (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas), Greice Carolina Novais, produtores de sisal e representantes da indústria.
Na ocasião, Luciano Araujo convidou Maurício Ferreira Brito para participar da audiência pública que vai debater o assunto, na Comissão de Agricultura e Política Rural, na Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira (4), às 9h. Já confirmaram presença o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Osni Cardoso; o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum; produtores de sisal e representantes da indústria.