A Prefeitura de Salvador autorizou nesta quarta-feira (12) o início imediato da requalificação do canteiro central da Avenida Mário Leal Ferreira, conhecida como Bonocô. A obra, que terá investimentos de R$9,6 milhões, visa proporcionar à população local novas estruturas de esporte e lazer, além de espaços comerciais e mais paisagismo.
A área central da Bonocô, que abriga os pilares da linha elevada do metrô e suas estações, terá cerca de 3 km de extensão completamente transformados. O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), tem como objetivo criar um parque urbano que harmonize a natureza com estruturas de interesses coletivos, como quadras diversas, pista de skate, parques infantis, quiosques, anfiteatro e um espaço coberto para a realização de eventos.
O prefeito Bruno Reis destacou a importância da iniciativa, afirmando que a Avenida Bonocô se tornará a “Nova Parque do Bonocô”. Ele ressaltou a capacidade da Prefeitura em transformar áreas subutilizadas em espaços de convivência e lazer para a comunidade local.
Leia Também
De acordo com a presidente da FMLF, Tânia Scofield, a requalificação dos cerca de 3 km da Bonocô tem como objetivo dar um novo uso social a áreas que estavam ociosas. A região abriga bairros populosos como Cosme de Farias e Brotas, onde os moradores carecem de áreas de lazer e prática de esportes.
O parque será dividido em diversas ‘estações’, cada uma com uma temática específica. A Estação Skate Park contará com pista de skate, academia, anfiteatro e área de estar, enquanto a Estação da Alegria terá varal de brinquedos, parque infantil e Casa do Tarzan. A Estação Lazer e Primeira Infância contará com parque para primeira infância, quadra infantil, roda de capoeira e lanchonetes.
Além disso, a Estação Esportes, Saúde e Lazer oferecerá quadra de areia, academia da terceira idade, quadra poliesportiva, parque infantil, anfiteatro e lanchonetes. Já a Estação Feiras e Eventos terá bancos com jardineiras e espaço coberto para eventos. A arborização do canteiro central será requalificada e diversos equipamentos urbanos como sanitários públicos, mesas, bancos e lixeiras serão instalados para o conforto dos usuários.
O projeto também contempla a melhoria e ampliação da ciclovia existente, com a devida sinalização e instalação de paraciclos ao longo do circuito. A pista para caminhada e corrida será completamente requalificada, servindo como acesso a todos os equipamentos do parque. A obra será realizada pela Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop).
Morador de Brotas, Carlos Augusto Menezes, de 71 anos, destacou a importância da área de lazer para toda a região. Ele enfatizou a necessidade de mais espaços de convivência e esporte para as comunidades locais, especialmente para os idosos e crianças.
A Avenida Bonocô é circundada por bairros como Cosme de Farias, Vale do Matatu, Luís Anselmo, Daniel Lisboa, Ogunjá, Brotas (pelo Vale das Flores e Pitangueiras) e Campinas de Brotas. Essas localidades possuem alta densidade demográfica e carecem de áreas abertas para implantação de praças, largos e parques.