Após três anos de paralisação, o Veículo Leve de Transporte (VLT) terá o início das obras autorizadas nesta sexta-feira (14), pelo governador Jerônimo Rodrigues, em evento de assinatura de ordem de serviço, às 9h, na Estação da Calçada.
O novo edital da obra do VLT, lançado em dezembro de 2023 pela Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), abrange três trechos, sendo Ilha de São João a Calçada, Paripe a Águas Claras, e Águas Claras a Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas e inclui, entre outras intervenções, a revitalização da Estação Ferroviária da Calçada.
O jornal Correio informa que, mesmo sem o VLT sair do papel, o governo estadual já gastou R$ 63 milhões com o projeto. Informações disponibilizadas no Portal da Transparência do governo mostram que esse valor foi distribuído em três contratos: MPE Engenharia, o consórcio Consultor ER e a concessionária Metrogreen Skyrail, antiga responsável pela obra.
Com a extinção em fevereiro de 2021 dos trens do Subúrbio, a única opção para os moradores e trabalhadores do Subúrbio Ferroviário são os ônibus.
A assinatura da ordem de serviço para o início das obras do VLT representa um marco para a mobilidade urbana na região metropolitana de Salvador. A expectativa é que com a conclusão do projeto, os deslocamentos dos cidadãos sejam mais eficientes e confortáveis.
O investimento na revitalização do sistema de transporte público é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável da região. A modernização do VLT irá beneficiar não apenas os moradores locais, mas também os turistas que visitam a capital baiana.
A participação da Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) nesse projeto é fundamental para garantir a infraestrutura necessária para a implementação do VLT. A colaboração entre o governo e as empresas contratadas será essencial para o sucesso do empreendimento.
A população aguarda com expectativa a conclusão das obras e a entrada em operação do VLT, que proporcionará uma alternativa de transporte mais sustentável e eficiente para a região metropolitana de Salvador.