O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Híbridos (Inema) emitiu duas portarias nesta quinta-feira (13) para conceder licenças ambientais para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região da BA-528 (Estrada do Derba) e da nova estação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), no bairro do Campo Grande.
No caso da Estação Campo Grande do metrô, o Inema emitiu uma licença prévia, com prazo de seis anos, acerca da viabilidade ambiental do projeto. De acordo com a portaria, o empreendimento, chamado de “Expansão Sul” ou de “Tramo 4 da Linha 1”, será realizado com um túnel de aproximadamente 1.105 metros de extensão.
A licença referente ao VLT diz respeito ao segundo trecho do projeto, que ligará o bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, à região de Águas Claras, no miolo de Salvador. Esse trajeto terá 9,2 km, percorrendo a Estrada do Derba.
Além disso, a segunda portaria também autoriza as obras da Via Alimentadora Parque São Bartolomeu, com extensão de 7,1 km, e da duplicação viária na Estrada do Derba, em um trecho de 7,4 km, intervenções consideradas necessárias para a implantação do VLT de Salvador.
As licenças são emitidas em um momento decisivo para o governo do estado. Conforme antecipado pelo Portal A TARDE, o governador Jerônimo Rodrigues assinará nesta sexta-feira (14) a ordem de serviço para o início das obras do primeiro trecho do VLT de Salvador, além de fornecer mais detalhes sobre a Expansão Sul do metrô.
A cerimônia, que será realizada na antiga Estação Calçada do trem do Subúrbio, foi planejada também para comemorar os 10 anos de operação do metrô em Salvador.