O governo da Bahia está ajustando os últimos detalhes para o próximo grande projeto de mobilidade urbana da capital baiana: a Estação Campo Grande do metrô. De acordo com o jornal A Tarde, a expansão sul, também conhecida como “Tramo 4 da Linha 1”, consiste na ampliação do metrô para o bairro do Campo Grande e teve diversos estudos contratados para avaliar sua viabilidade. No entanto, recentemente, uma nova consultoria foi contratada pelo governo do Estado, a pedido da Casa Civil e da Caixa Econômica Federal, como pré-requisito para a liberação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Com a verba do PAC, estimada em cerca de R$ 1,5 bilhão, liberada, a tendência é que o governo realize um termo aditivo no contrato de concessão do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), para que a CCR Metrô Bahia seja responsável tanto pelas obras quanto pela operação do novo trecho de 1 km entre a Lapa e o Campo Grande. A gestão estadual avalia que o modal deve ter apenas uma concessionária em sua administração.
O motivo pelo qual o governo Jerônimo está dando prioridade à Expansão Sul é o potencial de aumento de usuários. Um documento interno da gestão estadual obtido pelo jornal A Tarde aponta que a expectativa de incremento de passageiros no SMSL com a implantação da Estação Campo Grande seria de 20 mil pessoas por dia.
A Estação Campo Grande do metrô promete trazer benefícios significativos para a mobilidade urbana da capital baiana. A expansão do metrô para o bairro do Campo Grande representa um avanço importante para a cidade, oferecendo uma alternativa de transporte mais eficiente e sustentável para os cidadãos.
Com a liberação dos recursos do PAC, o governo da Bahia está focado em garantir o sucesso deste projeto, que certamente trará impactos positivos para a população local. A expectativa é de que a Estação Campo Grande do metrô seja um marco na história da mobilidade urbana em Salvador, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.