Aconteceu na manhã desta terça-feira (8), na Câmara municipal de Candeias, uma sessão especial em homenagem as mulheres. A mesa diretora foi composta pelas vereadoras Lucimeire Magalhães, Rita Loira e Marivalda da Silva.
O evento contou com depoimentos de mulheres guerreiras como a Funcionária Pública, Dr. Ana; a professora de português, Priscila Toledo; a Ex-prefeita, Amiga Jú, além da apresentação do Coral da escola 14 de agosto, que alegrou o público coreografando músicas como Raridade, do cantor gospel Anderson Freire; da cantora Gospel, Liana Soares; da cantora Ariane Azevedo, que exaltou a mulher com grandes canções, entre elas Mulher Brasileira; e o grupo de desbravadores da Igreja Adventista do sétimo dia, que encantou plateia, convidados e vereadores.
Maria Célia (Amiga Jú)
A primeira a dar depoimento e passar mensagem de incentivo, as mulheres, foi a Ex-prefeita do município, Amiga Ju que falou do contato direto com os moradores, devido aos cargos públicos que ocupou e aproveitou para citar situações de mulheres candeienses que passaram e passam por situações adversas. Dentre todas as situações citadas, amiga Jú relatou uma situação vivida quando Secretária do social onde a genitora de uma família, assistida pela secretaria, informou que o filho tinha morrido de fome e que no último suspiro perguntou a mãe se no céu tinha pão. “Que deus de a força necessária e individual a cada um de vocês”, desejou amiga Jú.
Ana Cristina
Na sequência os depoimentos ficaram por conta da Servidora Pública, Dr. Ana Cristina. A servidora contou para todos os presentes a sua trajetória de vida. Uma história não tão distante da de muitas mulheres. Veio de família humilde, a segunda de uma família de onze filhos, Ana Cristina desde cedo tem responsabilidades e seguia a vida com um sonho de casar e constituir uma família. Aos 14 anos conheceu o homem que pensou ser o amor de sua vida, casou-se aos 18 anos e viu os sonhos acabarem na primeira semana de casamento. Um relacionamento cheio de confusão, sem dialogo e regado à agressão… assim viveu a servidora durante 8 anos, más em momento algum desistiu dos seus sonhos. Segundo Ana, aos 28 anos começou uma nova etapa, voltou a casa dos pais com sua filha de 8 anos, onde foi muito bem recebida. Passou no curso de direito da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), acreditou no seu potencial, prestou concurso público na Prefeitura Municipal de Candeias, onde é funcionária até os dias de hoje e formou uma nova família cheia de amor e felicidade. “Esta é a minha história, Precisamos mesmo acreditar nos nossos sonhos, pois a luta continua”, completa a servidora.
Patrícia Toledo
O encerramento dos depoimentos foi feito pela professora de português, Patrícia Toledo, que participa deste evento há quatro anos. Além de contar sua história de vida, fez uma palestra motivacional para os presentes. Negra, brasileira, filha de uma alemã com um negro, não falava português aos 12 anos de idade, só alemão, e obesa. Com alta estima elevada, pesando mais de 100 quilos, a professora se ama do tamanho que é. Contrariando o pai na escolha da profissão, em 1983, tornou-se professora exercendo as atividades de taxista e motorista de ônibus… assim pagou a faculdade. Acreditou nos seu sonhos e conseguiu, formada em letra sentiu que faltava algo, foi quando se formou em pedagogia e hoje ensina pessoas da terceira idade a lê e escrever. “o grande embate para as guerras começa dentro de nós, todas as mulheres juntas podem muito mais do que podem imaginar”, finaliza Patrícia.
Vereadores
A vereadora Marivalda nas suas considerações finais falou do destaque das mulheres, que compuseram o plenário, à frente de suas funções; das mulheres que fazem parte da vida dos vereadores da casa (esposas e filhas); das mulheres com destaque nacional e encerrou o discurso falando da luta continua da mulher pela igualdade de direito, pela não violência e conquista da dignidade. No uso da palavra a também vereadora Rita Loira falou da capacidade que a mulher tem, da descoberta diária de sua capacidade, e enfatizou que as mulheres merecem ser feliz.
O vereador Gil Soares usou a tribuna para saudar todas as mulheres pelo seu dia, todos os presentes no evento, os funcionários da Câmara e as mulheres de sua família que são importantes para o seu crescimento diário. Ao final do discurso presenteou a funcionária Simone com um buquê de flores. Finalizando a vereadora Lucimeire Magalhães agradeceu a presença e apoio de todos, destacando a sua admiração pela servidora Ana Cristina. “Tenha certeza que nós mulheres vereadoras (Rosana de Bobó, Alcione, Marivalda, Rita Loira e eu), estamos aqui com muito orgulho representando o município, independente da divergência política temos que dar o melhor pelo bem de um povo”, finaliza Lucimeire.
Foram convidados para compor o plenário a Delegada da Delegacia especial de Atenção a Mulher (Deam), Dr. Yola Nolasco; Liderança do Movimento dos Sem Teto, Conceição; Secretária de Administração, Rosineide Silva; Subsecretaria de Educação, Rosa Maria da Silveira; Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Candeias (CDL), Paula Cordeiro; Empresaria Taís Lins; esposa do Presidente da Câmara, Vanda Nunes; Ex-prefeita, Maria Célia (Amiga Jú); dentre outras mulheres de grande influência no cenário municipal.