Para impulsionar o número de visitantes em Salvador e, consequentemente, a economia da cidade, o Calendário de Turismo Esportivo de Salvador foi lançado pela Prefeitura nesta quarta-feira (19), pelo segundo ano consecutivo. A programação, que vai de julho deste ano até abril de 2025, inclui pelo menos 16 eventos esportivos de grande porte para atrair atletas amadores e profissionais de modalidades como natação, corrida, ciclismo, triatlo, canoagem, entre outras.
O prefeito Bruno Reis e o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, apresentaram o calendário em uma coletiva de imprensa no UCI Orient, no Shopping da Bahia. A ideia é oferecer mais atrativos aos turistas que visitam Salvador pelas belezas naturais, efervescência cultural, festas populares, religiosidade, gastronomia e patrimônio histórico pelos quais a capital baiana é conhecida mundialmente.
Bruno Reis afirmou que ao antecipar a divulgação do calendário, fica mais fácil para que os atletas do Brasil e de outros países possam se organizar para participar. “Nós temos aqui competições que atraem atletas regionais, nacionais e internacionais para fazer parte desse calendário. Com isso, o turismo da nossa cidade se beneficia, trazendo milhares de visitantes. Todo atleta vem com sua família, equipe e staff, consumindo os nossos serviços”, afirmou.
A gestão municipal trabalha para criar eventos que movimentem a cidade durante todo o ano, principalmente no período de baixa temporada. “Para termos 52 semanas sempre movimentadas, seja por eventos esportivos, eventos de negócios no Centro de Convenções, turismo religioso, turismo de praia, ou por grandes eventos que a cidade já realiza e que já fazem parte do nosso calendário anual”, acrescentou o prefeito.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou que Salvador começou a investir no Calendário de Turismo Esportivo em 2023, com sucesso. A expectativa para este ano é atrair de 30 a 40 mil turistas para os eventos previstos, além de incorporar novos eventos no futuro.
"Estamos nos posicionando não só como a cidade da música, do Carnaval, do verão e das festas populares, mas também como um destino importante para o turismo esportivo. É um setor que movimenta bilhões de reais no mundo inteiro e estamos empenhados em promover Salvador neste mercado", destacou Isaac Edington.
O potencial natural de Salvador para o turismo esportivo é evidente, graças à sua bela orla, Baía de Todos-os-Santos, praias e outras belezas naturais para a prática de esportes ao ar livre. “Há um movimento crescente no mundo de pessoas que viajam para participar de competições de rua. Por isso, temos o nosso triatlo, a nossa maratona e estamos investindo em outras modalidades, como a natação em águas abertas”, ressaltou Isaac Edington.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 363,6 mil turistas brasileiros viajam motivados por esportes. Já o Perfil de Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, aponta que 2,4% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil por lazer têm interesse em atividades esportivas.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) prevê que o setor atingirá níveis de atividade pré-pandemia até 2024. A realização de eventos esportivos impulsiona esse crescimento, conforme levantamento da Collinson, empresa que administra salas VIP em aeroportos ao redor do mundo. Estima-se que até 2030, o turismo esportivo global movimentará 1,8 trilhão de dólares.
Confira alguns eventos do Calendário de Turismo Esportivo:
- Ultramaratona da Independência: 1° de julho de 2024
- Tri On Camp: 12 a 14 de julho
- Maratona Salvador: 22 de setembro de 2024
- Desafio Faróis: 19 de outubro de 2024
- Intermed Bahia: 7 a 12 de outubro
- Tri On Salvador: 1° de dezembro
- Travessia Itaparica-Salvador: 21 a 22 de dezembro
- Copa Bahia Internacional de Águas Abertas – Praia de Inema: 5 a 8 de dezembro
- Corrida Sagrada: 16 de janeiro de 2025
- Triathlon Copa Nordeste: 23 de março de 2025
- Salvador10Milhas: 30 de março de 2024
- OceanMan: 29 e 30 de março de 2024
- Triton World Series: 6 de abril de 2024
- Eventos de esporte náutico
Salvador se destaca como um destino importante para o turismo esportivo, oferecendo eventos de alto nível e atraindo atletas de todo o mundo para a cidade. Com isso, a capital baiana fortalece sua economia e consolida sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil.