Os festejos juninos de alguns municípios baianos contarão com a presença do governador Jerônimo Rodrigues nos próximos dias. Além de uma agenda de entregas oficiais programada para o interior neste fim de semana, Jerônimo também estará presente nas festas de São João organizadas em oito dos 266 municípios apoiados pelo Governo do Estado. Os arraiás de Entre Rios e Alagoinhas, no sábado (22), e Cruz das Almas, Conceição do Almeida e Amargosa, no domingo (23), bem como Gandu, Planaltino e Jaguaquara, na segunda-feira (24), terão a presença do governador.
Neste ano, estima-se que 2 milhões de turistas circularão pelo interior da Bahia durante este período. O Governo do Estado está apoiando 226 municípios baianos na realização dos festejos juninos, por meio de convênios previstos em edital realizado pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
Segurança
Para garantir a segurança de baianos e turistas durante o São João, uma estrutura especial foi montada pelo Governo com um investimento de R$ 26 milhões realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). A operação contará com um efetivo de 22 mil policiais e bombeiros militares. Ao todo, 325 cidades terão reforço ostensivo, investigativo e de inteligência, portais de abordagem, além do uso de 454 câmeras de monitoramento que transmitirão ao vivo para o Centro Integrado de Comando e Controle, onde 16 instituições estaduais, federais, municipais e privadas estarão atuando.
Saúde
A Secretaria da Saúde (Sesab) do Governo do Estado investiu nos atendimentos relacionados a queimaduras com reforço nas unidades especializadas – Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, e Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, além das demais unidades estaduais com plantões 24 horas para quaisquer ocorrências. Também foram disponibilizados estandes de testagem rápida para diagnósticos de HIV, sífilis e hepatites virais B e C em diversos municípios onde as festas são mais movimentadas, reforçando os plantões médicos e de enfermagem, no Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas em Feira de Santana, no Hospital Geral Clériston Andrade.
Ações sociais
Durante o São João da Bahia, as ações sociais estão presentes em todas as regiões do estado. Além do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), estão sendo realizadas as campanhas “São João Não Combina com Racismo” da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), “Elas à Frente nas Feiras” e “Oxe me Respeite”, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e o “São João Solidário”, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Rodoviária e fiscalização
Durante o período junino, é esperado que mais de 153 mil passageiros passem pelo Terminal Rodoviário de Salvador, com um movimento total estimado em mais de 340 mil usuários. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) reforçou os serviços nos trechos com aumento no fluxo de visitantes devido às festividades, com mais de 2 mil quilômetros passando por serviços de roçagem, reforço de sinalização e conservação. O Detran mantém equipes distribuídas nos principais polos dos festejos juninos, realizando ações educativas e de fiscalização.
Transmissão dos festejos juninos
A TVE e a Rádio Educadora FM realizarão a maior transmissão da história das festas juninas, com shows ao vivo do São João da Bahia. Serão 14 dias de cobertura, com mais de 100 shows em Salvador e Amargosa, até o dia 2 de julho. A transmissão também será nacional pela TV Brasil e emissoras parceiras, além do canal no Youtube da TVE.