Ministério Público acusa prefeito de Iaçu por dano ao erário em licitação suspeita

Por Redação
2 Min

O prefeito de Iaçu, Nixon Duarte Muniz Ferreira (PSD), foi denunciado pelo Ministério Público na Bahia nesta semana por dano ao erário. De acordo com a acusação, ele teria desviado dinheiro dos cofres municipais. A fraude foi realizada seguindo um esquema clássico. O município recebeu verbas para a construção de quatro estações de tratamento de água e uma quadra poliesportiva, tudo dentro da legalidade. O prefeito então abriu um processo de licitação para escolher a empresa que executaria os serviços, o que também foi feito corretamente. No entanto, a empresa vencedora do certame, a GB Transportes e Serviços, pertencia ao próprio prefeito.

Segundo o Ministério Público, Nixon Duarte teria usado um “laranja” para ocultar a verdadeira propriedade da empresa e desviar parte do dinheiro das obras. Os promotores alegam que os serviços foram, na verdade, realizados pelos servidores municipais, e a GB Transportes e Serviços apenas recebia os pagamentos pelos serviços não prestados.

O mecânico da cidade que era o nome de fachada da empresa também foi denunciado. Os dois acusados — o prefeito e o “laranja” — são acusados de improbidade administrativa. O Ministério Público solicitou à Justiça a indisponibilidade dos bens de ambos para tentar recuperar os R$729 mil que teriam sido desviados dos cofres públicos.

Nixon Duarte emitiu uma nota em resposta às acusações. Ele alega que se trata de uma questão política e que sua gestão conta com a aprovação de mais de 70% da população. O prefeito afirma que as denúncias são falsas, feitas por adversários políticos, que ele não tem conhecimento da empresa fantasma, não conhece o mecânico envolvido e que está à disposição das autoridades para esclarecer os fatos.

Compartilhe Isso