A presidente do PSDB na capital, Cris Correia, propõe conceder o título de cidadão de Salvador ao renomado cantor e ator Jorge Mário da Silva, mais conhecido como Seu Jorge. De acordo com a vereadora, o artista, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é um “divulgador do seu país no mundo todo”, incluindo a cultura da Bahia.
A tucana ressaltou que Seu Jorge foi recentemente nomeado pelo Ministério da Cultura como Embaixador da Cultura Brasileira. Para ela, essa homenagem estimula o “interesse e os olhares do mundo para a cidade de Salvador da Bahia”.
O projeto destaca a atuação artística de Seu Jorge, baseando-se em seu novo álbum que faz referência à Bahia. “Eu nasci no Rio de Janeiro. Me considero um africano nascido em terras brasileiras, mas na Bahia eu me considero um completo brasileiro”, afirmou o cantor em uma das músicas do trabalho.
“Registra-se ainda que o potencial artístico de Seu Jorge ao homenagear a cidade de Salvador e a Bahia revela o seu desejo de fortalecer os laços com a cidade, trabalhando artisticamente para atrair o olhar do mundo para a música, cultura, arte, identidade soteropolitana, reaproximando a Bahia e a cidade de Salvador com suas conexões de memória e de ancestralidade”, declarou Cris Correia.
A proposição já passou pelas comissões da Câmara e voltará a ser discutida no próximo dia 5 de agosto, quando termina o recesso de meio de ano dos vereadores.
Vale ressaltar que a Câmara Municipal de Salvador já concedeu a mesma honraria a outros cantores, como foi o caso de Jorge Vercillo.