A requalificação da Praça dos Saveiros e do Galpão das Artes, ambos equipamentos pertencentes à Fábrica Cultural e localizados na Península de Itapagipe, foi entregue pela Prefeitura de Salvador nesta sexta-feira (28). A parceria entre a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Fábrica viabilizou as obras com o objetivo de criar um espaço acolhedor para o Programa Boca de Brasa.
O prefeito Bruno Reis esteve presente na Ribeira para a entrega, acompanhado pelo presidente da FGM, Fernando Guerreiro, pelo secretário de Manutenção (Seman), Lázaro Jezler, e outras autoridades municipais. Vale ressaltar que no local funcionava o Mercado Iaô, um centro de arte, educação, cultura e negócios criativos, com o intuito de fomentar a economia criativa e proporcionar oportunidades de comercialização para diversos segmentos.
“Esta obra é de extrema importância para a Península Itapagipana, principalmente para o mercado empreendedor. A Fábrica Cultural oferece espaços de coworking, cursos de capacitação para empreendedores, exposições, eventos e feiras. Muitos expositores comercializam seus produtos e artigos aqui, tornando este equipamento vital para a cidade e essencial para estimular a geração de renda”, afirmou o prefeito Bruno Reis.
Leia Também
A parceria entre o Boca de Brasa e o programa Acelera Iaô visa fortalecer o afroempreendedorismo, impulsionar negócios e ressignificar histórias e trajetórias de empreendedores negros. Em seu terceiro ano de realização, o Acelera Iaô atende 1,2 mil negócios pretos em seu Espaço de Criação, oferecendo serviços gratuitos de fotografia, design gráfico, coworking e atividades presenciais.
“A Prefeitura de Salvador se alegra em ter firmado essa parceria. É fundamental buscar o terceiro setor, pois ele possui know-how, expertise e capacidade para dinamizar a economia da nossa cidade. Esta é mais uma ação importante para o empreendedorismo soteropolitano”, completou Bruno Reis.
Além disso, o Acelera Iaô oferece 400 vagas para a aceleração de negócios pretos, oportunidades de comercialização por meio do Acelera Sobre Rodas e a realização do Mercado Iaô. A cooperação com o Boca de Brasa tem como objetivo desenvolver ações que unam qualificação e comercialização de produtos criativos para promover a geração de renda e autonomia financeira de pessoas negras.
O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, destacou a importância da entrega dos espaços que vão dinamizar os trabalhos realizados pela Fábrica Cultural. Os investimentos da Prefeitura ampliarão as ações, capacitarão pessoas e desenvolverão as potencialidades da região. “A Fábrica vai acolher diferentes públicos em um espaço moderno, bonito e totalmente requalificado”, concluiu Fernando Guerreiro.
Renata Reis, produtora executiva do Acelera Iaô, ressaltou que a requalificação dos espaços e a parceria são fundamentais para o avanço do programa. “O Acelera está consolidado como um grande programa de afroempreendedorismo em Salvador. O Galpão das Artes é nosso principal ambiente de comercialização e está cada vez mais bonito para alcançarmos resultados ainda maiores”, disse.
As obras de requalificação foram realizadas pela Secretaria de Manutenção (Seman), com um investimento de R$686 mil. As intervenções abrangeram uma área de 1.850 m², incluindo a instalação de um novo telhado com proteção termo acústica no Galpão das Artes, recuperação da estrutura metálica, pintura externa e interna, e manutenção das instalações elétricas. Na Praça dos Saveiros, foram feitos passeios em concreto, recuperação do asfalto, piso em pedra portuguesa e paisagismo.
“Este é um espaço histórico e cultural que já recebia feiras e eventos, mas precisava de melhorias. A área da frente se tornou uma praça para realização de feiras, enquanto o Galpão das Artes teve seu telhado renovado, proporcionando cobertura acústica e maior segurança nas instalações elétricas. Agora, este espaço está mais bem estruturado para atender à população de Salvador”, afirmou Lázaro Jezler.