Jerônimo finaliza reforma do Centro Cultural de Porto Seguro

Por Redação
3 Min

No dia em que Porto Seguro completou 133 anos de emancipação, o município recebeu um presente especial: a reabertura do Centro Cultural, o terceiro empreendimento deste modelo reformado e entregue em menos de dois anos. As obras custaram quase R$ 7 milhões.

O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente no evento e visitou as diversas salas do espaço, destacando a importância do centro para a região: “eu tenho certeza de que este centro vai atender aos municípios também que vierem para aqui se apresentarem. Como nós temos uma região muito rica em turismo, aqui tem uma política, aqui terá uma coordenação de eventos, dos editais que a Secult promove, fortalecimento dos grupos que tanto já têm maturidade, mas, também, um jovem que atua na comunidade”.

A reabertura do Centro Cultural de Porto Seguro contou com uma programação cultural diversificada, incluindo apresentações musicais e de dança do território, exposições e intervenções artísticas. Além disso, houve uma feira de artesanato produzido na região, exibição de grupo indígena, de fanfarras e peça teatral.

O secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, ressaltou a importância do centro para o fortalecimento do setor no território: “o Governo do Estado tem investido na reforma, requalificação e modernização desses equipamentos. Nós acreditamos muito nesse potencial do encontro, da realização, da produção, que acontece a partir desses equipamentos, que, se a gente olhar, é só um prédio, é só uma construção. O que dá o sentido é a vida cultural que se desenvolve ali dentro”.

O equipamento, um dos mais importantes do território, é administrado pela Secretaria estadual de Cultura (Secult-BA) e passou por uma modernização completa. Foram realizadas obras de acessibilidade, de manutenção das instalações elétricas, do sistema de climatização e do sistema de prevenção e combate à incêndio, além da reforma da arquibancada e do espaço da roda de capoeira. Também foram adquiridos novos aparelhos e mobiliários.

Na área cultural, o governador assinou o decreto que marca o início da 10ª edição do Ocupe seu Espaço. O edital permite que artistas apresentem propostas para ocupação gratuita dos 17 espaços administrados pela Secult-BA em Salvador e no interior do Estado. O documento estará disponível no site www.cultura.ba.gov.br.

O Centro de Cultura de Porto Seguro foi inaugurado em março de 1986 e conta com uma sala principal com palco italiano e plateia com capacidade para 300 pessoas, com acessibilidade. Além disso, possui três salas multiuso, um foyer/galeria, um espaço para roda de capoeira e um anfiteatro com arquibancada.

Compartilhe Isso