A moradora da comunidade Vila Alex, em Coutos, Monique dos Santos, 31 anos, enfrentava diversos problemas em casa nos dias de chuva. Ela relata que o local sofria com infiltrações a ponto de ela precisar se mudar com a família para uma casa vizinha. No entanto, essa situação ficou no passado após a Prefeitura reformar mais 200 residências na localidade, por meio do programa Morar Melhor.
As intervenções foram entregues nesta segunda-feira (1º) pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Francisco Torreão. A iniciativa chegou ao bairro pela terceira vez e já totaliza mais de 1,4 mil casas requalificadas.
“Não há nenhuma iniciativa que tenha alcance social tão grande quanto o Morar Melhor. Este é o programa mais solicitado pela população da cidade e que está transformando o sonho das pessoas em realidade sem obrigá-las a mudar de endereço, do local onde elas já possuem suas vivências e histórias”, destacou Bruno Reis.
O Morar Melhor realiza um conjunto de obras de requalificação conforme a escolha dos próprios moradores, num valor de até R$11 mil por moradia. Os serviços vão desde nova pintura e reboco até a reforma completa do telhado ou a criação de novos cômodos, como banheiro e área de serviço, além da troca de portas, janelas, pia, vaso sanitário e outros itens essenciais.
Depois de ter a casa reformada, Monique afirma que pode dormir em paz e com tranquilidade, sabendo que sua residência oferece todo o conforto e segurança. Ela mora na Vila Alex há uma década, junto com o marido e os dois filhos, Iago Menezes, de 1 ano, e Ian Lucas, 8.
“A minha casa não tinha reboco, só possuía dois vãos. O vaso sanitário e o local de banho ficavam dentro do quarto, o chão era de cera e o telhado chegou a se soltar devido à ventania e à chuva, a ponto de eu precisar alugar uma casa aqui perto para ficar com eles”, revelou.
Para Monique, mais do que uma obra estrutural, o Morar Melhor proporciona mais dignidade. “Meu filho chegou a me contar que sentia vergonha de convidar os amiguinhos dele porque a casa era feia. Agora está tudo lindo”, acrescentou.
Funcionamento – Desde 2015, o Morar Melhor já reformou mais de 52 mil residências em 300 localidades da capital baiana. O objetivo, de acordo com a Seinfra, é requalificar mais 4 mil casas até o final deste ano, totalizando 56 mil.
A ação segue critérios como precariedade dos bairros, baseados em dados do IBGE e na observação de campo; áreas com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; com maior predominância de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e com maior incidência de mulheres chefes de família, entre outros requisitos. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias com renda superior a três salários mínimos.
Entre os locais já beneficiados em 2024 estão Engenho Velho da Federação, Praia Grande, Bairro da Paz, Calabetão, Arenoso, Nova Constituinte, Ilha Amarela, Lobato, São Gonçalo do Retiro, Pirajá, Mirantes de Periperi, Calafate (Fazenda Grande do Retiro), Parque Tercal (Campinas de Pirajá), Buraco da Gia (Brotas), Santa Mônica e Narandiba.