Prefeitura inaugura o sétimo restaurante popular em Salvador

Por Redação
4 Min

A sétima unidade do Restaurante Popular Vida Nova foi inaugurada pela Prefeitura de Salvador nesta segunda-feira (1º) no bairro de São Cristóvão, elevando para 3,2 mil o número de refeições diárias gratuitas fornecidas pelos equipamentos. A nova unidade tem capacidade para distribuir 400 refeições por dia e funciona das 11h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Em menos de um mês, a Prefeitura entregou o terceiro restaurante popular. As unidades de Fazenda Coutos e Sussuarana foram abertas para a população nos dias 13 e 21 de junho, respectivamente. Além dessas três, a gestão municipal ainda possui outros quatro equipamentos nos bairros de Pau da Lima, São Tomé de Paripe, Águas Claras e Periperi.

O prefeito Bruno Reis, durante a inauguração do restaurante de São Cristóvão, anunciou que mais três unidades serão entregues até o final do ano nos bairros de Mares, Valéria e Pernambués. Ele ressaltou que os restaurantes populares ajudam a combater a insegurança alimentar e são a porta de entrada para um conjunto de serviços oferecidos pela Prefeitura.

“A comida é fundamental. Não é possível ajudar uma pessoa se ela está com fome. Como uma pessoa com fome poderá fazer o Cadastro Único? Como ela poderá frequentar um curso profissionalizante? Como ela conseguirá arrumar um emprego? Não é viável. Portanto, primeiro garantimos sua alimentação e qualidade”, afirmou o prefeito.

“Esses restaurantes são uma porta de entrada para diversos serviços. A pessoa terá acompanhamento e isso é fundamental para proporcionar progressão social e autonomia financeira. Vamos verificar se ela recebe o Bolsa Família, se precisa matricular o filho na escola ou creche para ter condições de fazer um curso oferecido pela Prefeitura. Se a pessoa quiser empreender, vamos auxiliar na abertura de um MEI ou CNPJ como empreendedor individual”, acrescentou Bruno Reis.

O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, enfatizou que o restaurante possui um cardápio semanal programado e acompanhado por nutricionistas, oferecendo duas proteínas por dia. Além das refeições, as unidades oferecem orientações socioassistenciais, encaminhando a população para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região e para cursos gratuitos de qualificação profissional.

“Nossa prioridade é oferecer alimentação de qualidade para satisfazer a necessidade urgente de alimentação das pessoas em vulnerabilidade. Entendemos que não adianta oferecer outros serviços se a pessoa está com fome, já que a fome não espera”, destacou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães. Em relação aos cursos, ele explicou que “também é fornecido transporte, considerando que muitas vezes isso limita a participação da parcela mais vulnerável da sociedade nessas iniciativas”.

Júnior Magalhães ressaltou que a escolha dos locais para implantação dos restaurantes segue critérios técnicos. “Analisamos os índices de segurança alimentar e pobreza. Este restaurante está localizado na avenida Aliomar Baleeiro, porém atenderá a Vila Verde, Mussurunga, São Cristóvão e toda essa região. Qualquer pessoa que deseje e necessite será atendida neste restaurante”, afirmou.

A diarista Patrícia Maria da Silva, 49 anos, elogiou o novo restaurante em São Cristóvão. “Este equipamento chega em boa hora para a comunidade, pois muitas pessoas que não têm alimento poderão garantir uma refeição diária. Nunca havia ido a um restaurante popular na cidade e achei esta estrutura maravilhosa, assim como a comida servida e o atendimento dos funcionários. Atualmente estou desempregada e ter a oportunidade de almoçar aqui já me deixa mais tranquila, além de proporcionar um alívio financeiro”, afirmou.

Compartilhe Isso