Rui Costa sinaliza interesse no Senado em 2026 e pode gerar disputa no PT da Bahia

Por Redação
2 Min

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), indicou que pode concorrer a uma vaga no Senado pela Bahia nas eleições de 2026. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo.

Entretanto, a pretensão de Rui pode acirrar a disputa interna pela vaga na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Os dois senadores que compõem o grupo – Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) — afirmam que desejam concorrer à reeleição, de acordo com a Folha.

Durante o cortejo do Dois de Julho, Rui confirmou a possibilidade de disputar o Senado. ” [A candidatura] é uma possibilidade, mas tenho que conversar com o presidente Lula. Eu faço política pelo projeto coletivo, então a gente precisa ver o melhor cenário. Vou conversar com ele [Lula] para a gente tomar uma decisão, mas está cedo ainda”, afirmou o ministro à Folha.

Ainda conforme a reportagem, entre aliados de Rui e Wagner, a avaliação é que as articulações para 2026 passam pelo desempenho nas eleições municipais deste ano.

Rui Costa tem reforçado o Avante, partido comandado pelo ex-deputado e empresário do setor de transportes Ronaldo Carletto, que saiu de 4 para 59 prefeitos e se tornou a segunda maior força nos municípios baianos, atrás apenas do PSD.

Já Wagner impulsionou o próprio PT, que também cresceu nos municípios e saiu de 32 para 46 prefeituras. A legenda também abriu espaço para antigos adversários, como o ex-deputado Tito, que fez parte da base aliada de Bolsonaro e agora vai concorrer à Prefeitura de Barreiras pelo PT.

Além disso, Wagner foi o principal articulador da candidatura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) à Prefeitura de Salvador. Rui, por sua vez, tinha preferência pelo ex-vereador José Trindade.

Compartilhe Isso