A distribuição de refeições para a população em situação de vulnerabilidade social em Salvador continua avançando, com a inauguração de mais duas unidades do Restaurante Popular Vida Nova nesta sexta-feira (5), nos bairros de Mares e Valéria. Com isso, o município alcança um total de nove equipamentos com capacidade para oferecer 4 mil refeições gratuitas por dia. A inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis e de Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
O Restaurante Popular Vida Nova de Mares está localizado na Rua Barão de Cotegipe, 192, enquanto o de Valéria fica na Rua da Matriz, 2057. As novas unidades, que serão gerenciadas pela Sempre, têm capacidade para distribuir 400 refeições gratuitas por dia, cada uma, em quantidade adequada e nutricionalmente balanceada. Os espaços funcionarão de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, com atendimentos por ordem de chegada.
Bruno Reis enfatizou que garantir uma alimentação saudável é o primeiro passo para que a pessoa consiga sair da situação de vulnerabilidade social. “Quero enviar uma mensagem para vocês: a Prefeitura vai garantir a comida para as pessoas que mais precisam. E, ainda, qualificação profissional, intermediação de mão de obra, acesso à rede de assistência social e aos benefícios municipais. Porque o grande desafio do Brasil hoje é superar a pobreza, é dar condições para que as pessoas possam ter o seu ganha-pão”, afirmou.
As entregas marcam um avanço significativo para Salvador. Em apenas cinco meses, a capital baiana passou de dois restaurantes populares, em março, para nove em julho. Neste período, a Prefeitura inaugurou equipamentos em Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, São Cristóvão e, agora, Mares e Valéria. O bairro de Pernambués será o próximo a ser contemplado. Somadas às unidades de Pau da Lima e São Tomé de Paripe, que já existiam, serão 10 espaços de distribuição de refeições gratuitas em diferentes áreas da cidade.
O prefeito ressaltou que as localidades foram selecionadas com base em critérios técnicos de vulnerabilidade social, como índices de insegurança alimentar e de pobreza dos bairros. “Aqui em Mares, infelizmente, temos muitas pessoas em situação de rua, e algumas delas já estão ali, se alimentando de graça. Esse restaurante vai servir para matar a fome dessas pessoas, que agora terão o seu prato de cada dia. Esse equipamento não tem barreira de acesso: ninguém precisa pagar um real sequer para se alimentar”, disse.
Além disso, as unidades dos restaurantes oferecem acolhimento e encaminhamento de famílias aos Centros de Referência de Atendimento Socioassistencial (Cras), a cursos de qualificação profissional e a outros serviços do município para garantir a progressão social dos indivíduos. Terão ainda um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para que as pessoas tenham acesso a benefícios do Governo Federal.
O titular da Sempre, Júnior Magalhães, afirmou que o cuidado dos restaurantes Vida Nova é abrangente. “Com essas entregas, a Prefeitura investe em múltiplas políticas públicas, e não apenas no social. Porque, quando o poder público oferece uma alimentação balanceada, nutritiva, em quantidade suficiente para combater a insegurança alimentar de forma diária, a gente contempla também cuidados com a saúde, dentre outros fatores. Enfim, é um trabalho que emociona e que não vemos igual por toda Salvador”, disse.
Durante a visita à Valéria para a inauguração do Restaurante Popular, Bruno Reis também entregou o novo Camelódromo do bairro, ao lado do equipamento social. A estrutura agora conta com 77 barracas, estrutura metálica, 280 m² de cobertura com telha metálica termoacústica, pavimentação em concreto e iluminação em LED. O valor investido foi de R$200 mil, e os serviços foram coordenados pela Secretaria de Ordem Pública (Semop).
“Essa obra é uma resposta direta às demandas da comunidade local por um espaço mais organizado e seguro para o comércio informal. Além de proporcionar uma melhor infraestrutura para os comerciantes, este equipamento também vai atrair mais clientes, impulsionando a economia local. Com isso, a Prefeitura de Salvador, por meio da Semop, reafirma seu compromisso em melhorar a infraestrutura da cidade e proporcionar melhores condições de trabalho para os ambulantes”, disse o secretário da pasta, Alexandre Tinoco.
Durante a inauguração, diversos comerciantes expressaram sua satisfação com a nova estrutura. Maria José, ambulante há mais de 10 anos em Valéria, destacou a importância do camelódromo para a sua atividade: “Agora temos um espaço digno para trabalhar. Isso vai melhorar muito a nossa vida e a dos nossos clientes”.