Categories: Politica

Plano destina mais de R$ 100 mi para ampliação de ciclovia em Salvador

A capital baiana, Salvador, almeja expandir sua malha cicloviária para 700 km até o ano de 2034, o que representa mais que o dobro da infraestrutura atual de 300 km. Para atingir essa meta ambiciosa, o município terá que investir mais de R$100 milhões, de acordo com um plano inédito desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) com o apoio do governo britânico, por meio do UK Pact.

O plano estabelece 12 objetivos, com destaque para a promoção do uso da bicicleta como modal de transporte diário, substituindo os meios de transporte motorizado individual e complementando o transporte coletivo. Além disso, busca integrar a bicicleta aos diferentes subsistemas de transporte público e aprimorar a infraestrutura cicloviária já existente, de forma a garantir um espaço viário seguro e adequado para ciclistas.

A proposta reforça o compromisso de Salvador em se tornar uma cidade mais sustentável, segura e inclusiva, promovendo alternativas de transporte que não emitam gás carbônico. O plano foi elaborado com base em consultas públicas abrangentes, análises técnicas e nas melhores práticas internacionais.

“Este plano não apenas prevê a expansão da rede cicloviária, mas também faz um diagnóstico preciso da infraestrutura atual, identificando os pontos que precisam ser melhorados e ampliados. Temos políticas para incentivar o uso da bicicleta, incluindo educação, conectividade e integração multimodal”, explicou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

“Em Salvador, 38% da população se desloca a pé, e melhorar a cobertura das vias permitirá mais deslocamentos de bicicleta. Com esse plano, pretendemos alcançar a marca de 25 quilômetros de ciclovias por 100 mil habitantes em uma década, equiparando-nos às cidades europeias ideais para bicicletas”, acrescentou o gestor.

No mês de junho passado, a prefeitura destinou recursos para novas intervenções com o objetivo de ampliar a rede cicloviária da cidade, realizando ajustes nas ciclovias da Avenida Suburbana e do Rio Vermelho. Nesta última, alguns trechos contarão com uma nova ciclorrota, como na Rua do Meio, e uma ciclovia que se estenderá do Mc Donald’s até o Quartel de Amaralina.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Salvador tem priorizado políticas para promover o uso de bicicletas, expandindo a extensão da rede cicloviária disponível. Entre 2012 e 2022, a capital baiana aumentou a extensão das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de 30 km para aproximadamente 300 km.

Eduardo Vitor Silva, de 16 anos e morador do Cabula, pedala diariamente até o seu trabalho em um supermercado na Pituba. Ele destaca que o uso das ciclovias existentes estimula os entusiastas do pedal, tornando o transporte mais econômico e eficiente.

O cozinheiro Ailton Marques Oliveira, de 51 anos, também adotou a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, substituindo o ônibus por um trajeto mais rápido e livre de espera nos pontos. Ele pedala cerca de 15 a 16 km todos os dias, entre sua casa na região de Sete Portas e o Rio Vermelho, onde trabalha.

Além disso, a Prefeitura tem intensificado os esforços para fortalecer programas de educação de trânsito, tanto para o público em geral quanto para os usuários de bicicletas, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB).

O Plano Cicloviário de Salvador analisa toda a infraestrutura disponível, incluindo pavimentação, iluminação, sinalização, bicicletários e paraciclos, bem como as condições de segurança viária. O mapeamento revela que, apesar de parte significativa da cidade possuir relevo acidentado, Salvador possui regiões com topografia adequada para o uso de bicicletas, favorecidas pela extensa orla marítima.

A ciclovia da Avenida Suburbana, a mais extensa da cidade, possui duas faixas com cerca de 12 km de extensão, conectando bairros populares da região. A via foi ampliada para atrair mais ciclistas, oferecendo maior segurança e conforto aos usuários.

O plano também identifica os locais de maior circulação de ciclistas, como Boca do Rio, Pituba, Calçada e Itapuã, especialmente no período entre 17h e 19h. Observou-se um grande fluxo de ciclistas na região da Ribeira, onde a topografia plana favorece o uso de bicicletas, e um movimento significativo na região de Cajazeiras.

Com a implementação do plano, Salvador visa se tornar uma cidade mais amigável para os ciclistas, promovendo a mobilidade sustentável e integrando a bicicleta como parte fundamental do sistema de transporte urbano. A expansão da malha cicloviária representa um passo importante na direção de uma cidade mais inclusiva e ecologicamente consciente.

Share

Ultimas Noticias

  • Entretenimento

Andressa Urach é internada após gravação de conteúdo com 8 parceiros simultaneamente

A influenciadora e ex-Miss Bumbum Andressa Urach precisou de atendimento médico na última terça-feira (19),…

17 horas atrás
  • Candeias

Inscrições abertas para a Corrida das Mulheres em Candeias

Estão abertas as inscrições para a Corrida das Mulheres, evento que acontecerá no dia 15…

17 horas atrás
  • Candeias

Candeias inicia distribuição de tickets para cestas natalinas nesta quinta-feira (21)

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), dará…

17 horas atrás
  • Camaçari

Explosão provoca incêndio na Braskem no Polo de Camaçari

Uma explosão de grandes proporções atingiu as instalações da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari,…

3 dias atrás
  • Mundo

Donald Trump nomeia Elon Musk para chefiar Departamento de Eficiência Governamental nos EUA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (14) a criação de…

5 dias atrás
  • Candeias

Comissão de Transição de Governo é oficializada pelo prefeito Dr. Pitágoras

Com o objetivo de garantir uma transição administrativa eficiente e sem interrupção nos serviços públicos,…

5 dias atrás