O prefeito de Salvador, Bruno Reis, é o líder no cumprimento de compromissos de campanha entre as dez maiores capitais do Brasil, de acordo com o levantamento Promessas dos políticos, realizado pelo portal G1. Os dados, divulgados neste sábado (20), mostram que Bruno também é o prefeito que mais cumpriu promessas entre as capitais do Norte e Nordeste e o terceiro no país, em três anos e meio de mandato.
Além disso, o prefeito da capital baiana ainda ocupa a primeira posição na lista de promessas cumpridas entre as 20 maiores capitais do Brasil. No total, o levantamento contabilizou 54 compromissos de Bruno ao longo da eleição de 2020. Desse total, 32 foram cumpridos integralmente, o que representa um percentual de 59,25%, enquanto outras ações estão em andamento. A média das promessas cumpridas pelos prefeitos de capitais no país foi de 39,1%, de acordo com o G1.
Dentre as promessas cumpridas por Bruno Reis, o levantamento destaca a criação da Casa da Mulher Brasileira, a realização de obras de contenção de encostas, a conclusão das intervenções do BRT de Salvador, a ampliação da cobertura de saúde bucal das crianças e a implantação de novos espaços abertos na cidade.
O prefeito enfatizou que, mesmo diante das adversidades provocadas pela pandemia, conseguiu cumprir a maioria dos seus compromissos e destacou que, até o final deste ano, a gestão ainda terá muitas entregas, como o Parque Socioambiental de Canabrava, os viadutos direcionais da região do Detran e a escola da Associação dos Amigos do Autista (AMA) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Ao analisar as propostas avaliadas pelo G1, sinto que cumpri meu dever. As promessas que ainda não foram concluídas estão em fase de finalização, enquanto outras que ainda não puderam ser avaliadas também estão em andamento. Sinto que cumpri meu dever, honrando ou cumprindo os compromissos assumidos com a cidade”, destacou o gestor.
Bruno Reis ressaltou que, ao longo desses três anos e meio de gestão, entregou cerca de 60 campos com gramado sintético, quase 30 novas escolas (serão 50 novas unidades de ensino até o final do ano), equipamentos culturais como a Cidade da Música e a Casa das Histórias e o Arquivo Público Municipal, além de ultrapassar a marca de 500 áreas de risco protegidas.
“Também superamos a marca de 52 mil casas reformadas pelo programa Morar Melhor, entregamos todos os trechos do BRT, que vai além de uma obra de mobilidade, pois também envolve sustentabilidade e infraestrutura, solucionando problemas históricos de drenagem. Sem mencionar as novas vias já inauguradas e outras em progresso”, afirmou.
O prefeito também enfatizou que o percentual de promessas cumpridas aumentará até o final do ano. “Ainda temos muitas entregas programadas para o final do ano, como nossa primeira maternidade municipal, o trecho de orla de Pituaçu, o CCO (Centro de Controle e Operações) e a Arena Balbinão, além de outras obras em andamento em diversas áreas. Nosso compromisso é sempre fazer Salvador progredir e evitar retrocessos na nossa cidade”, concluiu.