Ao empossar a nova parlamentar da Casa, a secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha do MST, na manhã desta quarta-feira (31.07.24), no Salão Nobre, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia — ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD), ressaltou a importância da manutenção de uma bancada feminina forte no Legislativo estadual, que agora conta com sete deputadas.
“É fundamental a presença da mulher nas Casas Legislativas e em postos de direção da vida brasileira. A chegada de Lucinha do MST ao Legislativo baiano é uma honra. Uma pena que será em substituição à experiente deputada Maria del Carmen, afastada para tratamento de saúde. Desejo a Lucinha um mandato muito atuante e profícuo em defesa da Bahia, notadamente das baianas. Todo poder às mulheres”, declarou Adolfo Menezes.
Após prestar o juramento, a nova parlamentar compartilhou algumas ideias sobre o perfil do mandato. “Nossa turma não se decepcionará com o mandato. Os movimentos do campo estão muito satisfeitos. Vamos fazer muitas coisas, juntamente com a nossa bancada”, prometeu Lucinha do MST, trajando um blazer branco sobre a camisa vermelha do movimento que faz parte, e acompanhada por cânticos de um grande número de militantes da causa na cerimônia.
O presidente do PT, Éden Valadares, afirmou que a política estadual se fortalece com a presença de uma integrante do MST na Assembleia Legislativa. “Hoje é um dia de vitória. Essa é uma causa muito cara para todos nós, na busca da construção de um país mais justo”, observou.
Lucinha do MST ficou na quarta suplência no último pleito estadual (2022), recebendo 44.554 votos, ao concorrer pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT / PCdoB / PV. Ela assume a vaga aberta com o licenciamento da deputada Maria del Carmen por 180 dias.
Natural de Eunápolis, no Extremo-sul baiano, Vera Lúcia Barbosa, conhecida como Lucinha do MST, já ocupou a titularidade de duas pastas em governos da Bahia. Foi secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), em 2011, e secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em 2015.
A cerimônia de posse foi bastante concorrida, com a presença dos deputados estaduais da legenda Rosemberg Pinto, Fátima Nunes e Robinson Almeida; os federais Walmir Assunção e Rosângela Araújo; os secretários Felipe Freitas (SJDH) e Rowenna Brito (Educação) e a pré-candidata a vice-prefeita de Salvador, Fábya Reis.