Federação Brasil da Esperança define candidato em Juazeiro

Por Redação
2 Min

A definição do candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) em Juazeiro deve ultrapassar as fronteiras do território baiano. Durante a convenção realizada na noite de domingo (05), os partidos apresentaram posicionamentos distintos, algo inédito tanto na Bahia quanto no cenário nacional dentro do grupo composto pelas três siglas que disputam as eleições municipais pela primeira vez.

Conforme a legislação que rege o funcionamento das federações partidárias, estas devem agir como uma única legenda. Em outras palavras, em Juazeiro, os três partidos precisam chegar a um consenso, já que só podem ter um único candidato a prefeito, pelo menos formalmente.

No último domingo, o PT de Juazeiro confirmou a candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho, mesmo ele estando inelegível, e anunciou uma coligação com PSD, Avante, Rede e PSOL, sendo o PSD responsável pela indicação do vice. Já o PV escolheu o deputado estadual Roberto Carlos como candidato, cabendo aos demais partidos da federação a escolha do vice. Por sua vez, o PCdoB decidiu apoiar e indicar o vice do candidato do MDB, o empresário Andrei Gonçalves, como anunciado pelo deputado estadual comunista Zó do Sertão, que retirou sua própria candidatura.

As três resoluções foram enviadas na ata da convenção para a direção da Federação Brasil da Esperança na Bahia, composta pelos presidentes estaduais do PT, Éden Valadares, do PV, Ivanilson Gomes, e do PCdoB, Geraldo Galindo. Galindo, que também preside a federação na Bahia, admitiu a possibilidade de um recurso para resolver a questão em âmbito nacional.

 

Compartilhe Isso