O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), tomou a decisão de se autodeclarar como branco na Justiça Eleitoral, em conformidade com a resolução 23.655 do Tribunal Superior Eleitoral, no ano de 2021, abrindo mão de qualquer benefício de cotas durante o pleito deste ano.
“Eu me autodeclarei como branco para a Justiça Eleitoral devido à nova legislação que estabelece o fundo partidário para autodeclarados pardos a partir de 2022. Como não pretendia usufruir desse benefício e para evitar quaisquer dúvidas, optei por essa mudança, mesmo tendo me autodeclarado pardo na última eleição em 2020”, afirmou.
O prefeito ressaltou que sua gestão tem implementado uma série de medidas de combate ao racismo e a qualquer forma de discriminação. Ele mencionou as ações de reparação promovidas pela administração, como o premiado programa Salvador Capital Afro, que visa a inclusão da população negra nos benefícios econômicos da cidade, além de iniciativas como o Rolê Afro, AfroBiz, Afroestima e o Casa Odara, que oferece melhorias na infraestrutura de terreiros de religiões de matriz africana.
Além disso, a gestão de Bruno Reis tem investido na valorização da cultura de matriz africana da capital baiana. Um exemplo é a reabertura, após três anos de fechamento, do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), juntamente com a realização do “Novembro Salvador Capital Afro“, que promove uma série de ações voltadas para enaltecer a cultura negra da cidade. Outra iniciativa é a implementação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa.