A influência de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2024 é maior que a de Lula (PT) em nove das 21 capitais, de acordo com a primeira rodada de pesquisas Quaest realizada após o início da campanha eleitoral em agosto. As capitais onde a influência de Bolsonaro é maior são Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Maceió, Porto Velho, Rio Branco e Rio de Janeiro.
O Portal G1 informa que em três capitais, a influência de Lula é maior: Recife, Fortaleza e Salvador. Nas outras nove, há um empate técnico entre os dois candidatos: Belém, Macapá, Belo Horizonte, Florianópolis, Aracaju, João Pessoa, Vitória, São Paulo e Porto Alegre. No caso de Florianópolis, o empate está no limite da margem de erro, de 3 pontos.
Não há dados disponíveis para Natal, Goiânia, Palmas, Teresina e São Luís.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, comenta que a força das lideranças nacionais capturada pelas pesquisas segue o mesmo padrão observado nas eleições de 2022. Bolsonaro venceu Lula em várias capitais, embora o atual presidente tenha obtido uma vitória significativa em São Paulo capital, um dos resultados mais importantes para a sua vitória. No entanto, no interior dos estados, principalmente no Nordeste, a situação é mais favorável para Lula.
Em 2022, Bolsonaro recebeu mais votos do que Lula no 2º turno nas nove capitais onde sua influência em 2024 é maior. Já Lula obteve mais votos nas três capitais onde é mais influente. Para ler a matéria completa no Portal G1, clique aqui.