O candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), prometeu que, caso seja eleito, irá expandir o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até o Comércio e a Ribeira. A declaração foi feita na tarde de segunda-feira (9), durante uma entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias.
O VLT de Salvador já teve a ordem de serviço emitida pelo governo do estado para a construção de três trechos: da Calçada à Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras; e de Águas Claras a Piatã. No programa de governo de Geraldo, no entanto, já está prevista uma expansão desse projeto, alcançando a Ribeira, na Península de Itapagipe, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.
De acordo com Geraldo, a garantia para a execução do projeto de expansão do VLT, atualmente em construção pelo governo do estado, já lhe foi dada, assim como à candidata à vice-prefeita Fabya Reis (PT), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apoia o candidato do MDB em Salvador.
“A mim e a Fabya Reis, o presidente Lula já garantiu que o VLT irá da Conceição da Praia até a Península de Itapagipe”, afirmou o candidato.
Durante a entrevista, Geraldo também assegurou que levará outros projetos de expansão do VLT a Lula. Um deles seria na Cidade Alta, conectando a futura estação do metrô do Campo Grande às regiões da Praça da Sé e do Aquidabã. Para o candidato, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) acaba restringindo essa parte da cidade ao Pelourinho.
“O prefeito está sempre mencionando o Centro Histórico da cidade. Prefeito, não se trata apenas do Centro Histórico. O Centro Histórico é limitado ao Pelourinho. Estou me referindo a uma Cidade Antiga, que conecta o Farol da Barra, por baixo, à Península de Itapagipe e, pela Cidade Alta, ao Largo da Lapinha. Estou falando de uma integração em que as pessoas precisam se comunicar”, afirmou.