Geraldo e Fabya garantem fortalecimento do SUAS e requalificação do CAPS

Por Redação
5 Min

Baixa cobertura e dificuldade de acesso da população aos serviços de assistência social são alguns dos desafios enfrentados pelos moradores de Salvador que necessitam desses serviços na cidade. Para mudar essa realidade, Geraldo Júnior (MDB), candidato à Prefeitura, afirmou nesta sexta-feira (13) que, se eleito, garantirá o acesso à assistência social e psicológica a todos que precisarem, por meio da expansão da rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

De acordo com Geraldo, sua gestão irá construir 15 Centros de Acolhimentos à População de Rua (Centros POP), seis Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS), 30 Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), uma Casa Abrigo para mulheres e 24 CAPS. Esses investimentos, segundo ele, serão capazes de atender às demandas em todas as regiões de Salvador.

“A Assistência Social é um direito universal, garantido na Constituição Federal Brasileira e trata-se de uma política pública de proteção social, voltada à defesa dos direitos das populações em situação de vulnerabilidade, além de ser uma forte política pública que atua no combate à pobreza. Vamos trabalhar para que todas as pessoas que precisam de atendimentos psicológicos e de assistência social tenham a garantia de acesso e acompanhamento. É o nosso compromisso com a população: fortalecer o SUAS e requalificar a rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)”, afirmou Geraldo aos profissionais da área presentes no Encontro da Assistência Social, realizado no Comitê Central de Campanha.

Para Fabya Reis (PT), candidata a vice-prefeita na chapa de Geraldo, a cobertura da assistência social em Salvador precisa ser tratada com seriedade, o que, segundo ela, não tem ocorrido na gestão do atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil). “Eu e Geraldo recebemos hoje um documento com compromissos que já assumimos durante o ‘Pensar Salvador’ e hoje estamos renovando e comprovando a nossa sensibilidade, para que Salvador tenha segurança alimentar e nutricional, para cuidar da população em situação de rua, para fornecer proteção e saúde mental para as pessoas”, afirmou Fabya, que convocou os eleitores: “Não considerem o jogo decidido, minhas companheiras, meus companheiros. Nós iremos realizar um debate porque Salvador precisa cuidar das pessoas, integrar essa cidade e atender à Orla Atlântica, mas também cuidar da periferia, do Subúrbio, e das pessoas que estão com a sua saúde mental comprometida”.

Fabya Reis, que foi titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (SEADES) no governo de Jerônimo Rodrigues, também ressaltou a importância das ações realizadas e dos recursos disponibilizados pelo Estado para a área da assistência social na Bahia e no Brasil. “Nós sabemos como é bater na porta de uma família e constatar que não há o que comer, e a sensibilidade de Geraldo, do nosso governador Jerônimo e de Lula está fortalecendo os programas sociais. E você, vice-governador, esteve ao lado do nosso governador Jerônimo para implementar o programa Fome Zero e, em todas as ocasiões em que participou de nossas reuniões de assistência, comprometeu-se a garantir que a Bahia seja referência no repasse de recursos para cada município, mas infelizmente, não podemos repassar os recursos para Salvador, pois aqui a incompetência é grande, estão inadimplentes, não recebem os recursos e quem sofre são as famílias, e não vamos tolerar isso”, assegurou a petista ao lado do atual secretário da SEADES, José Leal Neto.

Dentre outras ações presentes no plano de governo de Geraldo e Fabya, há o compromisso de garantir moradia digna para as pessoas que vivem em situação de rua. De acordo com dados do “Censo das Pessoas em Situação de Rua”, da própria prefeitura de Salvador, a cidade tem mais de 5 mil pessoas nessa condição. A proposta inclui ampliar a oferta de alugueis sociais e de vagas em programas de habitação, além de desapropriar ou transferir imóveis municipais desocupados.

Confira no link a seguir o plano de governo da “Coligação Salvador pra Gente” e conheça outras ações da chapa Geraldo e Fabya: https://geraldoprefeito15.com.br/.

Compartilhe Isso